Fechar menu lateral

Forum da Cultura exibe exposição que homenageia trabalhadores

Mulher rendeira em cerâmica policromada, Caruaru (PE)

O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe ao longo de abril a exposição “Trabalhadores”, pensada com o intuito de homenagear os mais diferentes artífices, além de exaltar as criações de artistas populares do Brasil. Ao todo são mais de 50 peças estatuárias, criadas em barro e cerâmica. A exposição fica em cartaz até o dia 26 de abril, com visitações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Originários de cidades como Caruaru (PE), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Oliveira Fortes (MG) e Juiz de Fora (MG), cada item em exibição carrega em seu cerne saberes e tradições que correm através de gerações, encantando olhares e contando a história do nosso povo, resgatando nossas raízes e demonstrando de que forma o trabalho também nos singulariza identitariamente.

Dos rincões nordestinos, das feiras de artesanato e das casas de cultura chegam os bonecos que nascem da mistura de terra e água. As peças representam figuras icônicas como o sertanejo, que tem na caatinga sua fonte de sobrevivência; o pescador, companheiro inseparável do Rio São Francisco; o lenhador, que encontra na mata o material para execução de movelaria, cercas e combustível para fogueiras e fogão; e o agricultor, que vende seus produtos em feiras livres. Entre as obras expostas, algumas são assinadas pelos filhos e discípulos do Mestre Vitalino, um dos maiores ceramistas brasileiros.

Saindo do contexto rural e visitando o meio urbano, a exposição “Trabalhadores” também traz peças que representam profissões populares em grandes centros, como dentistas, médicos, veterinários, jornalistas e secretárias.

Arte e religiosidade se encontram em uma obra que apresenta cantores representando um conjunto de pequenos frades e freiras. Já a música regional ganha destaque através das peças que

Sala de Cirurgia em cerâmica policromada, Caruaru (PE)

ilustram os profissionais das bandas de pífaros, tão comuns no Nordeste brasileiro, além dos músicos que animam as festas embaladas pelo ritmo e alegria das bandas de forrós.

Também merece destaque as peças que rememoram o trançar realizado pelas rendeiras em almofadas de bilros, um trabalho artesanal que alia delicadeza, firmeza e afetividade. Dos milhares de lares espalhados pelo Brasil vêm a inspiração para as peças que homenageiam as mulheres que são sinônimo de resiliência, realizando diariamente afazeres domésticos como, a cozinheira, a passadeira e a mulher que faz biscoitos para vender.

A partir dessa verdadeira imersão na arte popular, a exposição “Trabalhadores” desempenha o papel fundamental de redespertar no visitante a importância de valorizar o trabalho realizado por tantas mãos, mentes e corações.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando, dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306