Fechar menu lateral

Forum da Cultura exibe mostra com representações da Paixão de Cristo

Jesus a caminho do calvário em gesso policromado, Juiz de Fora (MG)

Um mensageiro divino? O Salvador? Um espírito evoluído? Um humilde pastor que pregava o amor? Quem é Jesus Cristo? Independentemente das interpretações dos mais diferentes cultos, fato é que, esta figura exerce fascínio e está intrinsecamente conectado à humanidade. Imanado por esta reflexão, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF aproveita a Quaresma, período marcante no calendário de religiões cristãs, para apresentar a exposição “Passos da Paixão”.

Aberta ao público a partir desta terça-feira, dia 5 de março, a mostra reúne mais de 10 obras que representam as cenas que ocorreram, antes, durante e após a crucificação de Jesus Cristo, entre elas: o Horto, a Prisão, a Flagelação/Coroação de Espinhos, o Calvário, a Crucificação e Maria com o Filho nos braços. As peças em exibição foram criadas por artesãos de diferentes regiões do Brasil, como Tefé (AM), Caruaru (PE) e Juiz de Fora (MG), além de outros países, como Itália e Portugal. A exposição segue em exibição até o dia 28 de março, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Com seus ritos e simbolismos, as celebrações religiosas carregam elementos que funcionam como verdadeiras matérias-primas, através das quais, os artistas se inspiram para expressar suas conexões com o divino e criar obras de arte. Ao perpassar pela exposição, os visitantes terão a possibilidade de conferir verdadeiras preciosidades como, por exemplo, a peça “Cruzeiro na garrafa”. Feita de madeira e vidro transparente, originária de Caruaru (PE), ela traz em seu interior a cruz, a escada para a descida de Cristo, a lança da paixão com a qual Ele foi perfurado, o martelo utilizado para colocação dos cravos, e a torquês, usada para retirar os cravos de Jesus. Há ainda, um quinto item preso à cruz, que sugere a representação do manto da flagelação.

Também merece destaque a estatuária “Jesus nas Oliveiras”, que simboliza o Passo do Horto, momento em que Cristo teme a morte e pede que o Pai o afaste do cálice

Cruzeiro em madeira dentro da garrafa, Caruaru (PE)

que contém o fel que deverá ser bebido; e a obra “Jesus a caminho do calvário”, que representa a Via-Sacra feita por Cristo até o ato da crucificação.

A mostra conta ainda com duas reproduções da Pietà de Michelangelo, criadas em marfim; além de um oratório – forte símbolo da Igreja Católica – representando o calvário, criado pela ceramista portuguesa Rosa Ramalho.

As peças expostas foram criadas, em sua maioria, utilizando-se materiais diversos como madeira, gesso, cerâmica e vidro. Todas elas integram o acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF.

Mais do que relembrar a Quaresma, momento de penitência, composto por 40 dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e encerrando com a celebração da Páscoa, a mostra também propõe reflexões em torno dos sofrimentos infligidos a um ser que se propunha simplesmente a pregar o amor e a igualdade entre as pessoas. Um espaço para pensarmos os rumos a que queremos nos direcionar enquanto Humanidade.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando, dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

  

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306