Fechar menu lateral

Entre cores e texturas: Forum da Cultura recebe exposição que explora as belezas da arte abstrata

As telas expostas se destacam pela variedade de formatos e utilização de materiais pouco explorados, como o mineral muscovita.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe a partir desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, a mostra “Entre cores e texturas”, da artista plástica Adélia Sena. Explorando o encontro entre tonalidades e aspectos visuais, a artista traz aos visitantes da mostra, a possibilidade de se encantarem com as belezas, a intensidade e a pluralidade de percepções que surgem através da arte abstrata. A abertura ocorre a partir das 18h30. As obras seguem em exposição até o dia 15 de março, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Ao todo são 19 telas que representam essencialmente o estilo de Adélia Sena. “Meu trabalho se baseia em muitas experimentações. Sou curiosa e inquieta, por isso, vivo sempre inovando em materiais e diversificando técnicas. A textura é um elemento que sempre gosto de trabalhar em minhas telas. A variedade de formas e efeitos que posso criar me encanta. É por esse motivo também que a exposição tem o título de ‘Entre cores e texturas’, que traduz realmente a essência de minhas obras. Amo texturas e amo cores”, descreve a artista.

Paisagens oníricas, objetos com contornos diferenciados, detalhes irreverentes, os frutos nascidos na árvore da imaginação, tudo é inspiração para as obras de Adélia. Trabalhos que, ao mesmo tempo em que transmitem as ideias e visões da criadora, também convidam a quem os aprecia, a emergir suas próprias perspectivas.

A busca por se reinventar e encontrar novos meios e materiais para expressar sua arte é uma característica constante na trajetória da artista plástica. Em “Entre cores e texturas” ela explora, por exemplo, os efeitos diferenciados de um mineral junto às telas, tintas e pinceladas. “Na presente exposição apresento uma variedade de obras em diferentes formatos e uso de materiais pouco explorados, como a muscovita, que me encantou pelo novo visual e singularidade. Uso tintas acrílicas preferencialmente, mas também gosto de elementos naturais, muitas vezes inusitados”, destaca Adélia.

Com suas pinceladas, muitas vezes intensas, outras vezes, repletas de leveza, a artista segue explorando o universo abstrato, a multiplicidade de temas e as experimentações no campo artístico. Suas telas e traços aguçam os sentidos transmitindo alegria, movimento, prazer e reflexão.

 

Mais sobre a artista

Nascida em Bicas (MG), Adélia Sena mudou-se para Juiz de Fora para estudar e criou raízes na cidade. A pintura, que entrou em sua vida como um hobby, ganhou força, expandiu-se e permanece sendo uma força criadora. Ao longo de sua trajetória, a artista realizou cursos livres de textura e pintura em Juiz de Fora, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Desenvolvendo sua arte e explorando seu talento, Adélia estabeleceu uma expressiva presença nas artes plásticas da cidade e região, realizando diversas exposições em espaços de Juiz de Fora, como por exemplo, no próprio Forum da Cultura e em outras localidades, como em Belo Horizonte e municípios da região. O gosto pela arte também levou a artista a ministrar aulas de pintura e textura sobre telas na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, onde segue atuando.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos. Em janeiro de 2024, o espaço passa por uma reforma, substituindo as antigas placas de madeira por novas, garantindo assim um espaço renovado com estruturas reforçadas para as novas mostras a serem expostas.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306