Fechar menu lateral

Grupo Divulgação abre inscrições para cursos de teatro em Juiz de Fora

As cortinas voltam a se abrir e as luzes se reacendem! É tempo de teatro no Forum da Cultura. A partir da próxima segunda-feira, 4 de março, o Grupo Divulgação (GD) abre as inscrições para seus cursos de teatro. Serão oferecidas três modalidades: Iniciação ao Teatro, voltada para o público adolescente; Mergulhão Teatral, para universitários e pessoas acima de 18 anos e Workshop de Interpretação para a Terceira Idade, para pessoas acima de 45 anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de março, das 14h às 19h, presencialmente no Forum da Cultura. Vale destacar que as inscrições podem ser encerradas antes do prazo, caso todas as vagas sejam preenchidas.

 

Iniciação ao Teatro

Direcionado aos adolescentes entre 14 e 17 anos, este curso oferece aos participantes a possibilidade de contato com disciplinas de formação cultural e técnica nos módulos de Treinamento Corporal, Expressão Vocal, Improviso e Prática de Montagem. O curso tem início no dia 12 de março, com aulas às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. Ao final de cada semestre, um espetáculo é apresentado ao público.

 

Mergulhão Teatral

Como o próprio nome já indica, o curso de Mergulhão Teatral é uma verdadeira imersão ao universo da encenação. Voltada para universitários e pessoas acima de 18 anos, esta modalidade oferece uma série de oficinas que visam a introdução dos alunos nas diversas modalidades da cartografia cênica e a participação nos espetáculos montados pelo Grupo Divulgação. As aulas ocorrerão entre os dias 11 e 27 de março, de segunda a sexta, das 19h às 22h. No dia 5 de abril ocorre o espetáculo final, produzido ao longo do curso.

 

Workshop de Interpretação para a terceira idade

Sendo uma referência a nível nacional, o curso voltado para pessoas da terceira idade oferece atividades de integração do grupo, afetação comportamental, preparação dos integrantes com improvisos e conhecimento de cultura teatral. A prática de montagem inclui a participação em espetáculos abertos ao público. O curso terá início no dia 12 de março. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Inscrições

Ao todo serão ofertadas 25 vagas para cada uma das modalidades. As inscrições são gratuitas e os cursos oferecidos também. Para realizar a inscrição é necessária a presença do interessado em participar do curso. No caso de menores de idade, a presença do responsável também é solicitada. Para a matrícula é indispensável a apresentação de documento de identidade.

 

Teatro e socialização

Para os que sonham em seguir a carreira artística, aos que buscam desenvolver habilidades comunicacionais, ou ainda, para aqueles que querem vivenciar uma nova experiência… os cursos ofertados pelo GD são plataformas que atendem aos mais diferentes objetivos.

“Aos adolescentes, que estão estudando literatura, física, química, por exemplo, esse período de formação vai oferecer um enriquecimento cultural que os ajudará a compreender a sociedade de uma forma mais humana, diante de um ambiente extremamente tecnocrata. Para os universitários, nós vamos ampliar a vivência cultural, além de garantir a oportunidade de um encontro com o mundo real através do público. Para a terceira idade, o teatro é o espaço do lúdico, do recriar laços, reviver sonhos e aproveitar, de fato, o prazer de fazer o teatro”, afirma o teatrólogo, professor e coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro.

A atriz, coordenadora dos projetos de extensão do GD e professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcia Falabella, destaca a importância dos cursos e as possibilidades que eles trazem para os participantes.

“A preocupação com a formação de atores sempre esteve presente na história do Divulgação, e os cursos que oferecemos ao longo da trajetória do grupo é um reflexo disso. Eles são uma maneira que temos de estar dialogando com o público, compartilhando os saberes que a gente tem, e mais do que tudo, pensar no teatro como um instrumento modificador na vida do indivíduo. Além disso, os cursos também são a porta de entrada para as pessoas que querem fazer teatro no Grupo Divulgação”, explica.

Em um mundo cada vez mais conectado através de telas, o palco do teatro transforma-se em um verdadeiro oásis de convivência, onde falas, olhares, gestos e a presença física ocupam o seu devido lugar nas relações humanas.

“O teatro desempenha um papel importante de socialização em todos os níveis. É um espaço para que as pessoas se encontrem umas com as outras, ainda mais no momento atual, onde existe uma tendência de cada um viver em sua bolha. Então, a nossa expectativa com os cursos é essa, a da renovação! Novas pessoas, novos encontros, novos propósitos, novas histórias!”, conclui Márcia.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306