Fechar menu lateral

Forum da Cultura da UFJF lança edital para ocupação da Galeria de Arte

As mostras serão exibidas entre os meses de abril e dezembro de 2024 e as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line.

 

Reforçando sua tradição e comprometimento com a arte e suas pluralidades, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publica nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o novo edital para ocupação da Galeria de Arte. As propostas selecionadas serão expostas no período de abril a dezembro de 2024. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até às 23h59 do dia 1º de março de 2024, exclusivamente de forma on-line.

O novo edital visa identificar propostas e projetos artísticos que estejam em consonância com as diretrizes institucionais do Forum da Cultura/UFJF: acolher obras de artistas plásticos jovens e consagrados das mais diversas tendências, democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar a produção e a difusão cultural das mais variadas vertentes artísticas. Podem participar artistas e curadores em mostras individuais ou coletivas.

A diretora do Forum da Cultura, Marise Mendes, celebra a abertura do novo edital e compartilha as expectativas para o novo ano cultural do espaço. “Esperamos acolher e abrigar importantes manifestações artísticas e culturais em 2024, evidenciando, além do olhar estético, diversidade, solidariedade, empatia e cidadania”.

Para acessar o edital completo, com todas as informações necessárias para participar da seleção, basta acessar o link a seguir: https://bit.ly/EditalGA2024 .

 

Processo informatizado

Buscando garantir mais praticidade aos artistas, reduzir o consumo de papel, bem como democratizar o acesso ao próprio edital, neste ano as inscrições serão totalmente realizadas de forma on-line, através do link: https://bit.ly/formularioGA_2024 .

 

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos. Em janeiro de 2024 o espaço passa por uma reforma, substituindo as antigas placas de madeira por novas, garantindo assim um espaço renovado com estrutura reforçadas para as novas mostras a serem expostas.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306