Fechar menu lateral

“Lugares e Olhares”: nova mostra no Forum da Cultura explora as fronteiras entre o visível, sentido e imaginado

Exposição traz obras criadas a partir das observações, emoções e vivências do artista plástico juiz-forano Antônio Augusto Garcia de Oliveira.

Do contato entre tudo o que é visível e a retina do globo ocular surge mais do que simplesmente estímulos luminosos, nervosos ou imagens a serem lidas. Desse encontro brota um universo – ou melhor, universos – de percepções, reflexões e imaginações muito particulares, que passam a habitar o santuário que chamamos mente. O que poderia ser contemplado apenas pelo próprio criador, encontra na arte uma passagem. O infinito íntimo de cada pessoa ganha assim, a possibilidade de ser vislumbrado. É um desses infinitos que teremos o privilégio de contemplar a partir da próxima terça-feira, dia 22 de agosto, em “Lugares e Olhares”, a nova mostra da Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com uma sensibilidade genuína, o artista plástico juiz-forano Antônio Augusto Garcia de Oliveira nos convida a revisitar espaços e paragens por onde já passou, sob um prisma literalmente expandido. Ele materializa para o público as suas mais profundas impressões, nascidas a partir do que captou e sentiu à sua volta durante viagens e caminhadas rotineiras.

A abertura da exposição, que ocorre a partir das 18h30, contará com a presença do artista, que compartilhará mais detalhes a respeito de suas vivências, experiências e processos criativos. O Coral da UFJF também brinda a noite com toda a potência e a beleza de suas vozes. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Ao todo são mais de 20 obras em óleo sobre papel manteiga e grafite sobre papel tipo canson. Criados entre os anos 1990 e 2021, os quadros também funcionam como janelas no espaço-tempo, permitindo a quem os aprecia uma viagem a momentos vivenciados pelo artista. Da vista de uma praia de Guarapari a um canal de Veneza, das ruas de Belo Horizonte aos jardins do Vaticano, de seu atelier em Divinópolis a um ambiente completamente onírico, as interseções são múltiplas, intensas e representam, de fato, as belezas de uma mente que pulsa inspiração.

De acordo com Antônio Augusto, o título da mostra é um lembrete de que “a beleza está em todas as esquinas e alcançá-la só depende do olhar de nossa psique. Nesses trilhos, nossa viagem desconhece a estação da chegada e tampouco anseia por ela, só deseja novos Lugares e Olhares”. Ele ainda pontua alguns dos objetivos da exposição e destaca o papel dos artistas enquanto desbravadores de seu próprio interior. “A exposição pretende levar ao fruidor a percepção dos objetos, que nessa ‘estrada’ clamam por descortinar esse encontro. A apreensão do cenário, suas formas, suas cores e suas disposições compositivas é reservada à liberdade expressiva do artista no seu fazer, cabendo a ele expor seu mundo interno”, discorre.

A elaboração dos trabalhos explorou elementos marcantes da geometria e do desenho de perspectiva. Outra característica que merece ser acentuada, repousa na paleta de cores, visto que os trabalhos enfatizam a monocromia e as tonalidades neutras. As obras apresentam ainda a proposta da ausência de cores para os planos de fundo. Trazendo uma camada extra para a experiência do público, cada quadro é complementado com descrições poéticas do próprio autor.

Ainda sobre o processo criativo, Antônio Augusto reforça a naturalidade com que o mesmo surge e nos relembra um componente essencial no macrocosmo de todo o artista que pretende, de fato, gerar algo a partir de seu interior. “Quando olhamos, também imaginamos. A partir daí, as construções das ideias tornam-se progressivas e ocorrem naturalmente. Ao debruçarmos sobre um tema, uma série de caminhos surgem. Poderíamos denominá-los de planejamento, criatividade, inspiração, imaginação, conceitos quase sempre indescritíveis. A princípio, não acreditamos numa fórmula para a criação, mas sim numa formação, numa vocação, sobretudo numa poderosa motivação proporcionada pela paixão”, conclui o artista.

A mostra “Lugares e Olhares” segue em cartaz até o dia 6 de setembro, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Antônio Augusto Garcia de Oliveira foi um dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2023, cujo resultado foi divulgado no dia 27 de fevereiro.

 

Saturnália, 43 x 64 cm. Montividéu (URU)

 

Mais sobre o artista

 Além de artista plástico, Garcia também é professor e arquiteto. Atuou profissionalmente lecionando disciplinas e coordenando cursos, ao longo de 48 anos, em faculdades de artes, design e arquitetura de Minas Gerais.

Sua trajetória artística começou ainda cedo, aos seis anos, quando criava desenhos para histórias em quadrinhos. Desde então, seguiu desenvolvendo e multiplicando seus trabalhos, tanto que já contabiliza mais de 1,5 mil obras concebidas.

Além da presente mostra, A.A. também já expôs no hall do Teatro Usina Gravatá, em Divinópolis, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte e inclusive, no próprio Forum da Cultura, quando foi selecionado pelo edital da Galeria de Arte em 2022.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo completado 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306