57 anos de teatro: Espaço Cidade abre espaço para a história do Grupo Divulgação

Mostra terá figurinos e demais itens confeccionados para montagens do Grupo, além de apresentações culturais

A mostra “Grupo Divulgação – Patrimônio da Cidade” entra em cartaz na próxima terça-feira, 4 de julho, e seguirá em cartaz até o dia 16 do mesmo mês no Espaço Cidade. A exposição contará com maquetes, figurinos, adereços, máscaras, bonecos, cartazes e fotografias de montagens realizadas ao longo de 57 anos de atividades ininterruptas do Divulgação – uma das companhias teatrais mais antigas em atividade no Brasil. A programação contará, ainda, com apresentações teatrais e musicais dos três núcleos que compõem o Grupo: Universitários, Adolescentes e Terceira Idade.

A exposição ficará aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 10h às 14h. A entrada é franca.

Recitais de poesia e música

A poesia de um dos grandes nomes do Modernismo, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) será apresentada pelos integrantes do Núcleo de Adolescentes no recital “Cassiano Ricardo”. Serão quatro apresentações, nos dias 5, 6, 7 e 13 de julho, sempre às 16h.

Já o Núcleo de Terceira Idade dará voz à poesia de Mário Quintana no recital “Eu, passarinho”. As apresentações acontecerão nos dias 7, 11, 12 e 13 de julho, às 17h.

O Núcleo de Universitários fará um percurso musical pela história do Divulgação, com dois recitais. As canções a serem apresentadas foram compostas para espetáculos do Grupo em diferentes épocas. Serão duas cantorias, nos dias 5 e 12 de julho, às 17h. Os recitais contam com a autoria e direção de José Luiz Ribeiro.

Fim de semana para as crianças

A programação do fim de semana é voltada especialmente para o público infantil. Nos sábados 8 e 15 de julho, e nos domingos 9 e 16 de julho, a partir das 10h, haverá contação de histórias baseadas em peças infantis do Divulgação. E no sábado, 8, às 12h, os integrantes do Núcleo de Universitários irão apresentar as músicas do próximo musical infantil do Grupo: “A Menina Ventania”, peça escrita e dirigida por José Luiz Ribeiro. O espetáculo tem estreia agendada para a 20ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Juiz de Fora, em agosto.

Visitas guiadas

O público poderá também fazer visitas guiadas à mostra, em que serão contadas as histórias existentes por trás dos itens em exposição e de seus espetáculos. Essas visitas poderão ser feitas nas duas semanas da mostra, de terça a sexta-feira, a partir de 15h.

Para acompanhar outras informações sobre a programação, acesse a página do Grupo no Instagram: @grupo.divulgacao.

História do Grupo Divulgação

Fundada em 1966 por estudantes da antiga Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a companhia já encenou mais de 280 montagens, destinadas aos públicos adulto e infantil. Presente no Forum da Cultura da UFJF desde a fundação do centro cultural, em 1972, o Divulgação se caracteriza por um teatro engajado, comprometido com a reflexão sobre a sociedade e suas questões nas mais variadas áreas, como política, relações familiares, avanço da tecnologia, entre outras temáticas.

Maquete “O triunfo do apocalipse “, de José Luiz Ribeiro (2010)

Em 57 anos, o grupo já representou a cidade em festivais de teatro de Minas Gerais e outras partes do país, conquistando prêmios e angariando reconhecimento ao trabalho artístico realizado em Juiz de Fora. Coordenado pelo teatrólogo José Luiz Ribeiro, o Divulgação também é Patrimônio Imaterial do Município. O Grupo foi agraciado, ainda, com a Comenda por Mérito Henrique Guilherme Fernando Halfeld (principal honraria municipal, conferida pela Prefeitura de Juiz de Fora) e a Medalha Geraldo Pereira (atribuída pela Câmara Municipal), entre outras distinções.

O Grupo também se caracteriza pelo seu trabalho comunitário, ao receber estudantes de escolas das redes pública e privada e moradores de várias regiões da cidade, de forma gratuita. A iniciativa é parte de projeto de Extensão vinculado à UFJF.