Chegou a hora da fogueira: festas juninas são destaque na nova exposição do Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura

A mostra reúne obras de diferentes regiões brasileiras, que representam as típicas comemorações deste período do ano.

O mês de junho é marcado pelos tradicionais festejos juninos, embalados por muita dança, brincadeiras, decorações coloridas e claro, as famosas comidas típicas. Uma celebração popular que representa, através dos mais diferentes símbolos, as raízes, a alegria e a singularidade do povo brasileiro. No Forum da Cultura, essa manifestação festiva também ganha destaque através da mostra “Chegou a hora da fogueira”, que entrou em cartaz nesta terça-feira, 06, no Museu de Cultura Popular da UFJF. A exposição apresenta peças oriundas de diversas regiões do Brasil, confeccionadas em materiais variados, e que retratam cenas, objetos e costumes característicos desta época do ano.

Os visitantes da mostra poderão conferir, ao todo, mais de 20 obras que registram, de forma peculiar, as animadas quadrilhas e as danças de casais, além de personagens pitorescos como os noivos a cavalo, o trio nordestino, o tocador de pandeiro, os sanfoneiros e pífaros. Trazendo o clima do “caminho da roça” para o espaço, também não faltarão as inconfundíveis bandeirinhas e os famosos chapéus de palhas na decoração.

Confeccionadas em gesso, cerâmica, palha e outros materiais, os itens expostos vêm de cidades como Caruaru (PE), Guaratinguetá (SP), Taubaté (SP), Turmalina (MG) e Vale do Jequitinhonha (MG). Os traços distintos, as cores bem pigmentadas e os detalhes de cada objeto denotam, de fato, a originalidade própria do que é artesanal.

Maquete cenográfica. Núcleo de Criação Cenográfica– 2005: Clarice, Eliana, Maria Cecília, Olívia e Roberta.

A exposição visa manter vivos e registrados costumes que fazem parte da história e do folclore brasileiro. É um trabalho de resgate, manutenção e perpetuação de uma festa presente em grande parte das memórias afetivas dos brasileiros e que deve continuar assim para as gerações atuais e futuras.

Um dos grandes destaques da mostra é a maquete “Quadrilha”, produzida pela Equipe de Criação Cenográfica do Projeto de Iniciação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2005. Contemplar a peça é como ter uma visão completa de uma genuína festa junina, com direito a representações em miniatura da quadrilha, casamento na roça, decorações, barraquinhas com quitutes, pescaria, correio elegante e fogueira.

Nesse mês, os santos juninos também são figuras com forte presença e simbolismo para diversas pessoas. Na exposição, eles são referenciados na chamada “mesa de simpatias”, em que os visitantes podem conferir a simpatia do feijão (São João), a simpatia de pedidos para Santo Antônio, o santo casamenteiro, e a simpatia de proteção da residência (São Pedro), além de um correio elegante.

Os trajes típicos juninos não poderiam ficar de fora! As peças em chitão e xadrez, os retalhos e os babados trazem muita cor para a mostra. Vestimentas que representam toda a criatividade e alegria originalmente brasileiras.

Por reunir obras de múltiplas partes do país, “Chegou a hora da fogueira” também ganha um aspecto aglutinador, onde todos os estilos, cores, formas, ritmos, sincretismos e costumes regionais se encontram e se entrelaçam. Uma grande quadrilha junina nacional, repleta de belezas, riquezas visuais e pluralidade artística nascente do povo.

A mostra fica em exibição até o dia 30 de junho, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitas são gratuitas e abertas ao público em geral.

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora