Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia lançamento de livro de poemas de Táscia Souza

A escritora Táscia Souza lança nesta segunda-feira (29), no Forum da Cultura, seu livro “Minha língua procura palavras que tenham gosto de bala de maçã”. A obra – primeira coleção de poesias da autora – traz 30 textos escritos entre os anos de 2019 e 2021, além de um último, produzido em 2023.

“Esses poemas não foram pensados inicialmente para serem reunidos em um livro. Foram escritos ao acaso, todos no bloco de notas do celular, quando vinha uma fagulha de ideia. A maioria é de 2020, quando estávamos mergulhados em toda a angústia, medo, solidão e saudade provocados pela pandemia. Então o ponto de partida deles é sempre alguma situação bem cotidiana, ou minha própria relação com a palavra e com a escrita”, relata Táscia.

A cada página, a cada texto e a cada palavra, o leitor terá a possibilidade de se conectar com as sensações e experiências vividas pela autora ao longo de um período marcante e intenso. Uma coletânea genuinamente pessoal e, ao mesmo tempo, carregada de sentimentos tão comuns e presentes na essência de todo ser humano.

“Minha língua procura palavras que tenham gosto de bala de maçã”, publicado pela premiada Editora Patuá, também representa o reencontro da escritora com um gênero textual há muito tempo não explorado por ela. “Não produzia poemas desde a adolescência. Há mais de 20 anos que só escrevia prosa, só narrativa. De certa forma, esses versos saíram como uma forma de narrar o que eu estava sentindo”, conta.

Aberto ao público em geral e com entrada gratuita, o lançamento ocorre a partir das 18h.

 

Sobre a autora

Mineira de Juiz de Fora, Táscia Souza é jornalista, atriz, escritora e doutora em Letras — Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio sanduíche financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Université Paris Diderot/Paris 7.

Ganhadora do Troféu Cena Impressa, no 7° Niterói em Cena, com o texto “Fetiche”, também escreveu para o teatro a peça “Canção de ninar (ou Faça o que tem que fazer)”, encenada pelo T.O.C. — Teatro Obsessivo Compulsivo, em 2015, e reapresentada em 2018, quando ganhou o prêmio de melhor espetáculo de drama no Nepopó — Festival de Teatro de São João Nepomuceno.

Táscia também é autora do livro “Aqui (não) jaz: o trágico e os mortos sem sepultura da ditadura civil-militar brasileira” (UFJF) e do romance “Rios negros” (Kindle). Cofundadora e integrante do projeto narrativo Hupokhondría, é ainda coautora das coletâneas de contos “99 receitas” (Funalfa) e “Pôquer a seis” (La petite ferme).

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na Rua Santo Antônio, 1112, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306