Fechar menu lateral

Representações de Nossa Senhora são destaque na nova mostra do Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura

Nossa Senhora da Conceição, em cerâmica, com autoria de Regis Kerusk (Juiz de Fora – MG)

Virgem Santa, Nossa Senhora, Aparecida, Guadalupe, Fátima, Madona ou simplesmente, Maria. São muitos os títulos e faces desta mulher que marcou a história da humanidade. Uma figura feminina presente na vida e no imagético de milhares de pessoas ao redor do mundo, simbolizando amor, proteção e devoção.

É reunindo obras de arte que traduzem essa forte ligação, que o Museu de Cultura Popular, instalado no Forum da Cultura, apresenta ao longo de maio, a nova exposição “Marias”. O mês escolhido para exibição das obras é tradicionalmente marcado por celebrações populares de cunho religioso, voltados à imagem de Nossa Senhora.

A mostra, que chega à sua 18ª edição, traz ao público as diferentes representações da mãe de Jesus Cristo, inspiradas por relatos de suas aparições, milagres e por outras ocasiões especiais ligadas à mesma.

Mais do que abordar religiosidade, a exposição é uma exaltação à capacidade humana de criar beleza através de conexões com o transcendental, com a fé e com outros tantos elementos considerados sagrados e divinos para muitos.

Ao todo são 30 peças que carregam em cada detalhe, a presença marcante de traços regionais e culturais do Brasil e do mundo. Dentre elas, destacam-se obras que representam Nossa Senhora da Conceição, como a de autoria de Ida Vasconcelos, produzida em cerâmica, e a de Hélio Petrus, confeccionada em madeira policromada e que carrega a identidade muito peculiar da arte mineira.

Da Itália vêm peças notáveis, como uma réplica da Pietá de Michelangelo em mármore branco e um tríptico – obra composta por três pinturas unidas por uma moldura tríplice – que ilustra a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Também merece destaque a pintura “Nossa Senhora” (162 X 65 cm), da artista juiz-forana Marilda Maestrini (1943-2021). Feita em tinta acrílica sobre tela, nos anos 90, a peça traz a imagem de Maria em traços intensos e tonalidades que encantam o olhar. A artista, que lecionava pintura terapêutica, ficou conhecida por seu trabalho multifacetado, pela espontaneidade ao pintar na frente das pessoas e por suas pinceladas aleatórias.

A mostra “Marias” segue até o final do mês, com visitações gratuitas e abertas ao público em geral, de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Visitações em grupos podem ser agendadas previamente através do e-mail forumdacultura@gmail.com ou pelo telefone (32) 2102-6306. O tempo médio de visitação é de 25 minutos.

 

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.
Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.
As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para sociedade.
O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.