Fechar menu lateral

Mostra da fotógrafa Estela Loth, “Resistência é uma palavra feminina”, estreia no Forum da Cultura

Evento de abertura contará, além da presença da artista, com participações do Coletivo Maria Maria, 8M e Coral da UFJF.

 

Abril é um mês muito importante para a luta das mulheres na conquista dos seus direitos. No dia 30, é comemorado o Dia Nacional da Mulher, data escolhida em homenagem ao nascimento da leopoldinense Jerônima Mesquita, pioneira na luta pelos direitos das mulheres. Jerônima participou ativamente do movimento sufragista de 1932, que também representou a primeira onda do feminismo, na luta histórica pela igualdade de gênero, que buscava, em sua primeira fase, garantir às mulheres o direito ao voto.

Em Juiz de Fora, há 150 anos, em 25 de abril de 1873, Roza Cabinda, que foi escrava do comendador Henrique Halfeld, requeria, na justiça, sua liberdade, se tornando, aos 44 anos, a primeira negra juiz-forana a realizar a ação. Mais tarde, Roza conseguiu sua liberdade, comprando sua própria alforria. Diante desse contexto, na próxima terça-feira, também 25 de abril, ocorrerá a abertura da mostra “Resistência é uma palavra feminina”, da fotógrafa Estela Loth, na Galeria de Arte do Forum da Cultura.

Com início às 18:30, o evento, que será gratuito e aberto ao público em geral, contará, além da presença da artista, com outras participações representativas, entre elas, o Coletivo Maria Maria. Criado em 2006, por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais tarde se tornou núcleo da Marcha Mundial de Mulheres em Juiz de Fora. Em 2018, o Coletivo criou, juntamente com outros movimentos sociais, como o Movimento Brasil Popular, As Mulheres do MST, e o setorial de mulheres do PT, a Medalha Roza Cabinda, com o objetivo de reconhecer a luta das mulheres indicadas e valorizar as contribuições para o crescente avanço de Juiz de Fora.

 

Maria Inês Farany

“É quase um contraponto à Medalha Henrique Halfeld, uma medalha histórica na cidade que infelizmente homenageia muito mais homens do que mulheres. São 25 pessoas ou instituições homenageadas e todo ano contabilizávamos três mulheres, no máximo. Então achamos necessário criar uma só para mulheres. E a Roza Cabinda foi inclusive escrava do Henrique Halfeld e lutou muito pela sua liberdade.”, relata Mônica Cury, integrante do Coletivo.

O Fórum de Coletivos e Mulheres Feministas de Juiz de Fora (Fórum 8M-JF) também estará presente no evento de abertura, que contará, ainda com apresentação do Coral da UFJF. A exposição “Resistência é uma palavra feminina” reúne fotos de mulheres de Juiz de Fora que representam diferentes movimentos sociais. Fruto do trabalho e pesquisa de Estela, as fotos foram feitas a partir da técnica da fotografia documental, aliados à sua existência e resistência como mulher.

“Enquanto fotojornalista e ativista, eu fui vivenciando a militância juiz-forana, conhecendo essas mulheres e entendendo a importância de cada uma delas. Diante de todo um acervo que tenho desses anos de trabalho na rua, eu selecionei as fotos. Por isso elas são de datas diferentes”, pontua Estela. “Nesse sentido, essa exposição também pretende realizar uma justa e merecida homenagem a todas essas mulheres, capturando artisticamente as suas presenças em diferentes atos e manifestações”.

As obras, nunca antes expostas, têm, como títulos, os nomes das mulheres retratadas. “Os semblantes, olhares, gestos e atitudes de cada mulher que compõem esta exposição são um recorte da constante e incansável luta das mesmas, em meio a tantas vicissitudes enfrentadas diariamente por elas”, revela Estela. “É interessante perceber como, dentro de um contexto de luta e reivindicação por direitos, as mulheres se fazem tão presentes e atuantes no cenário juiz-forano”.

A fotojornalista destaca que nascer mulher na sociedade atual implica em já nascer lutando por uma posição de igualdade, independentemente de reconhecer isto ou não. “Em Juiz de Fora, assim como em outros tantos cantos do Brasil e do mundo, ressoam os ecos de resistência, com voz, intenção e força femininas, que nos fazem lembrar sempre do recado dado pelo título desta exposição: Resistência é uma palavra feminina”.

 

Edna Simples

Para a fotógrafa, os trabalhos expostos transcendem o “click fotográfico”: “Através dessas fotografias de mulheres que admiro, traduzo também um pouco do que sou e do que vivo. Estou me sentindo realizada por conseguir mostrar meu trabalho, mas mais do que isso, fico feliz por conseguir levar para uma galeria de arte um debate, mais do necessário, sobre o feminismo e o protagonismo da mulher nos movimentos sociais e na política”. Estela foi uma das artistas selecionadas pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2023.

Após a abertura da mostra, “Resistência é uma palavra feminina” permanece em cartaz na Galeria do Forum até o dia 12 de maio, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. No caso de grupos, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito através do telefone (32) 2102-6306 ou pelo e-mail forumdacultura@ufjf.br. A exposição também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Sobre a fotógrafa

Fotógrafa, fotojornalista e diagramadora, Estela Loth é colaboradora da Mídia Ninja desde junho de 2018. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UFJF na linha de Mídia e Processos Sociais, com pesquisa sobre novos usos sociais e funções do Fotojornalismo. Seu trabalho reflete inquietações políticas, procurando retratar e explorar vozes e olhares excluídos, à margem dos padrões sociais.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo completado 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306