Fechar menu lateral

Grupo Divulgação abre mostra “Máscaras” na Galeria de Arte do Forum da Cultura

Exposição promove viagem pela história do grupo teatral por meio de adereços usados em espetáculos 

 

“Visitando Volpone”, de José Luiz Ribeiro (Foto: Divulgação 2005)

Com uma linha do tempo dos seus espetáculos, o Grupo Divulgação abre a exposição “Máscaras” na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em cartaz de 21 a 31 de março, a mostra exibe adereços e fotografias de espetáculos apresentados ao longo de quase seis décadas de atuação do Divulgação.

A máscara foi utilizada como elemento cênico em diversos espetáculos do grupo desde a sua fundação, em 1966. De peças inspiradas na Commedia Dell’ Arte (gênero teatral surgido na Itália do século XV e baseado no improviso e no humor), como Il Teatro Cômico (1993), Todomundo (1990) e Arlequim, Servidor de Dois Amos (1975), até criações utilizadas em espetáculos infantis, como Porcaria em Águas Claras (2008), a exposição mostra a importância desse acessório como elemento cênico nos palcos.

As peças são artesanais e foram produzidas especialmente para os espetáculos por atores e atrizes do GD, com diversas técnicas e materiais, como o papel machê. Uma das peças a serem expostas tem mais de 50 anos: foi utilizada na montagem de Escorial, de Michel de Ghelderode, realizada em 1971 na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Deuses e heróis, de José Luiz Ribeiro. Grupo Divulgação – núcleo de adolescentes (Foto: Márcia Falabella, 2015)

Em 27 de março é comemorado o Dia Internacional do Teatro, e sendo a máscara um elemento fundamental dessa arte, nada mais oportuno do que celebrá-la com uma exposição. De acordo com o coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, a origem da representação teatral na Grécia está diretamente relacionada à máscara.

“Téspis (considerado por Aristóteles o primeiro ator grego) colocou uma máscara e disse em praça pública: ‘Eu sou Dionísio’, e Sólon aponta que é um absurdo, uma mentira. Mas ali era a porta de entrada para o teatro grego e a representação. Na história do teatro, principalmente o teatro grego, começa-se a utilizar as máscaras, primeiro como um instituto de ampliação de voz”, conta.

 

Memória do teatro brasileiro

“Máscaras” representa, ainda, um resgate de parte relevante da memória do teatro mineiro e do país, através do acervo do Grupo Divulgação, resultado de 56 anos de montagens. Na avaliação da atriz e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, Márcia Falabella, é uma oportunidade de o grupo contar sua história por meio do “símbolo máximo do teatro”.

“O teatro é uma arte efêmera. E o que permanece são fotos, figurinos, filmagens e objetos. Vamos trazer uma série de peças do nosso acervo: de vários tipos, formatos, pinturas e texturas. É uma possibilidade de trabalhar a memória do grupo para a cidade”, relata.

 

Máscaras estão nas culturas do Oriente e do Ocidente

“Os Ossos do Ofício”, de José Luiz Ribeiro. (Foto: Jesualdo Castro, 2011)

Historicamente, as máscaras também são usadas como elementos para afastar maus fluidos e atrair bênçãos divinas em diversas culturas. “A importância da máscara é que ela passa a ter uma significação também dentro da gestualidade, como a máscara neutra, a máscara de Bali. Todas as grandes culturas ligadas ao teatro têm na máscara um ponto fundamental. E não podemos nos esquecer também das máscaras mortuárias nos sarcófagos do Egito, para preservar a figura da pessoa, endereçando a ancestralidade”, destaca o teatrólogo e professor José Luiz Ribeiro.

O vernissage, aberto ao público em geral, acontece terça-feira, 21, às 19h, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Após a abertura, “Máscaras” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é franca. O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro de Juiz de Fora.

 

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo completado 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306

 

Saiba mais sobre o GD:

Site do grupo

Instagram