Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum recebe “Libertação da alma”, exposição conjunta de Fernando Priamo e Flávia Valle

Vernissage de Fernando Priamo e Flávia Valle acontece na terça (28), às 19h, no Forum da Cultura (Foto: Fran Lúcia)

Entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, o fotógrafo Fernando Priamo e a artista plástica Flávia Valle exibem suas obras conjuntas na Galeria de Arte do Forum da Cultura/UFJF, na mostra intitulada “Libertação da alma”. Os artistas mesclam suas técnicas em um conjunto que reúne cerca de dez trabalhos. Em todos eles, as fotografias em Fine Art de Priamo recebem intervenções de Flávia, que traz contemporaneidade às obras.

A parceria entre os artistas surgiu quando o fotógrafo juiz-forano conheceu o trabalho de Flávia: “Os traços e a pintura dela correspondiam a tudo o que eu gosto da arte. Foi uma descoberta grandiosa de uma artista talentosa demais e com traços já maduros. A Flávia sabe o que quer e o que está fazendo e, além de tudo, é um trabalho muito contemporâneo. E eu queria muito que as minhas obras recebessem essa outra roupagem”, explica Priamo.

“Anjo adormecido”

A collab entre os artistas resultou em obras que combinam diferentes culturas e épocas. As fotografias de Priamo, realizadas em diversas partes do mundo, enfocam a arte romana, grega, renascentista e bizantina, e recebem, através de Flávia, traços contemporâneos e urbanos em cores fortes adquiridas por meio de tinta óleo, spray e marcadores, entre outros.

A artista, natural de Cataguases, conta que se sentiu abraçada pelo “espírito modernista” da cidade e suas obras de arte. “Com o passar dos anos, cultivei meu amor por expressões artísticas e literárias, inventando técnicas para comunicar visualmente minhas sensações e sentimentos. Meu trabalho é uma forma de mergulhar profundamente na minha solidão, transmutando, em cores, as sombras da existência”, revela Flávia.

“Azulejo Português”

“A parceria com Priamo foi um processo de experimentação e valorização de um olhar fotográfico. A comunhão de duas artes cria a possibilidade de uma nova narrativa para a obra inicial”, destaca a artista. Dessa forma, cada trabalho conta, por si mesmo, uma história. Priamo complementa que o título da mostra surge justamente a partir dessa parceria: “Precisamos abrir mão da vaidade humana e artística para deixar que a obra seja protagonista e tenha essa liberdade de falar por si.”

Para os artistas, a exposição objetiva trazer para o público juiz-forano uma terceira arte: “Queremos levar um trabalho diferenciado, feito a quatro mãos de artistas qualificados”, pontua Priamo. O artista, que tem trabalhos expostos em lugares como Miami, Milão, Amsterdã e São Paulo, destaca a importância de olhar para a arte local: “Algumas pessoas nem conhecem, compram arte fora apenas, sendo que artistas dentro de casa fazem um trabalho grandioso que eles não conhecem.”

O vernissage, aberto ao público em geral, acontece na terça-feira, 28, às 19h, na Galeria do Forum. A partir de então, “Libertação da alma” permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum até o dia 17 de março, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo completado 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306