Coral da UFJF publica edital de seleção de cantores 2023

O Coral da UFJF torna público o processo de seleção 2023 para admissão de novos cantores para integrar o grupo. O coro é vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFJF e tem como sede de seus encontros e ensaios o Forum da Cultura/UFJF. As inscrições podem ser feitas até às 23h59min do dia 05 de fevereiro (domingo), através de formulário eletrônico com link disponível no Edital.

As vagas oferecidas no processo seletivo têm por objetivo completar os naipes que estiverem vocalmente desfalcados. Os naipes se dividem em SOPRANOS (vozes agudas femininas), CONTRALTOS (vozes graves femininas), TENORES (vozes agudas masculinas) e BAIXOS (vozes graves masculinas).

Não é necessário que o(a) candidato(a) saiba ler partituras e/ou cifras. Serão aceitas inscrições de qualquer interessado em participar do grupo, seja ele aluno da UFJF, servidor (professor, funcionário, técnico administrativo ou terceirizado) ou mesmo que não possua nenhum tipo de vínculo com a Universidade, desde que atenda aos pré-requisitos especificados no Edital de Seleção.

O processo seletivo será realizado em três etapas eliminatórias, com avaliação vocal individual, entrevista individual e avaliação vocal coletiva, na qual os candidatos participarão de um ensaio geral do Coral. Os aprovados na seleção iniciam suas atividades em 1º de março.

Confira o Edital de seleção de cantores 2023/Coral da UFJF

O Coral

Criado em 1966, o Coral da UFJF é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, além de membros da comunidade não acadêmica. Vem atuando ininterruptamente no âmbito local, nacional e internacional durante 56 anos, tendo recebido diversas premiações dentro e fora do país. Buscando diversidade artística e interdisciplinaridade, trabalha com outras linguagens além da música, como as artes cênicas, a poesia e a dança, a fim de comunicação plural com o público.

Ao longo de sua trajetória, o grupo conta com a produção de três álbuns: ‘À moda da casa’ (2001) – exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos, ‘Tear’ (2004) e ‘Cantorias’ (2014), ambos com repertório bastante diversificado.

Em 2016, ao completar 50 anos, o Coral da UFJF realizou o espetáculo ‘Brasis em Cena: Paisagens’; em 2017, montou o musical ‘Gerais e Milton’; e, em 2019, ‘Na Corda Bamba’ – todos apresentados no Cine-Theatro Central com excelente recepção do público.

Em 2021, orgulhoso de sua atuação ininterrupta mesmo em meio à pandemia, o Coral da UFJF completou 55 anos de existência produzindo cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como ‘coro virtual’, e promovendo um grande evento de coros on-line, Todos os Cantos – I Encontro de Coros da UFJF.

O mais recente trabalho do grupo foi o espetáculo “Já que sou… RESISTO!”, apresentado no final de 2022, no Cine-Theatro Central, trazendo com ele o lançamento de seu mais recente projeto de coro virtual: “Balada do Louco”, de Arnaldo Baptista e Rita Lee com arranjo de André Pires, além da estreia de “A queda”– de Glória Groove –, peça cujo arranjo foi elaborado por Mateus Maier, integrante do coro e estudante de composição musical.

Atualmente o Coral da UFJF tem 28 integrantes entre funcionários, bolsistas e cantores. A direção geral do grupo é do professor Rodolfo Vieira Valverde, do Departamento de Música da UFJF, enquanto a regência é de Ana Sukita, e a preparação vocal fica a cargo da soprano Michelle Flores.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora