Fechar menu lateral

Grupo Divulgação apresenta mostra “22: O tempo da memória” na Galeria do Forum

O Doente Imaginário (2013)

Encerrando a agenda cultural deste ano, o Grupo Divulgação realiza, na Galeria de Arte do Forum da Cultura, a exposição “22: O tempo da memória”, no período entre os dias 14 e 30 de dezembro. Composta por cartazes e fotos que fazem uma retrospectiva de importantes espetáculos realizados pelo grupo teatral, a mostra permite um mergulho que se inicia em 1972 e alcança os dias atuais.

De acordo com o diretor do grupo, José Luiz Ribeiro, a exposição é concebida em três atos: “No primeiro ato, deixamos a marca da centenária Semana de Arte Moderna, da inauguração do Teatro do Forum da Cultura com ‘A morta’, de Oswald de Andrade, de sua remontagem, neste ano de 2022, com ‘A morta insepulta’, além de ‘O Rei da vela’ e ‘O homem e o cavalo’, do celebrado modernista”.

Nesse contexto, o Grupo Divulgação apresentou, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, os espetáculos “22: A Semana” e “S.O.S Brasil”. “Em ‘22: A Semana’, oferecemos uma versão bem-humorada desse feito do marqueteiro Oswald de Andrade. Em ‘S.O.S Brasil’, revistamos o ano do caos brincando de Teatro de Revista”, conta o diretor.

22: A Semana (2022)

A segunda parte da mostra homenageia o centenário de Jorge Andrade com algumas das peças do autor brasileiro realizadas pelo grupo. “1977 marca a encenação de ‘Pedreira das almas’ em uma montagem muito bem-sucedida pelo Grupo Divulgação. Sua cenografia influenciou o teatro mineiro depois de uma apresentação no II Festiminas”, pontua Ribeiro. 1989 foi o ano de “Rastro atrás”, obra que marca a biografia do autor e seu reencontro ficcional com o pai. Em 1992, o grupo apresentou “Vereda da salvação”. Em 1999, “Os ossos do barão”, e, em 2002, o delicado “Senhora na boca do lixo”.

Em sua terceira e última parte, a exposição comemora os 400 anos de nascimento de Jean-Baptiste Poquelin Molière. “Homem integral de teatro a quem reverenciamos!”, ressalta José Luiz Ribeiro, acrescentando: “O primeiro Molière a gente nunca esquece; encenamos ‘Escola de mulheres’ na Casa d`Itália, em 1970, numa tradução de Millôr Fernandes. Foi um espetáculo premiadíssimo que deu início a uma série de montagens desse gênio da comédia que enfrentou a dureza de seus tempos.”

Em 1991, o Grupo Divulgação contou a história de “O burguês fidalgo”: “Vimos sua correspondência com os tempos. Criticar, rindo, homens e costumes foi a nossa métrica. Molière sempre nos ensinou a fazer do teatro uma arma”, destaca o diretor. Ao longo dos 56 anos do grupo, o mestre esteve presente através de obras como “O doente imaginário” e “Sganarello”. A história do autor foi contada em “Lição de Molière”, escrito para revisar sua obra, e “As preciosas ridículas” foi montada com o núcleo de adolescentes do grupo teatral: “Seu vigor nos ajudou a rir, sempre”, finaliza Ribeiro.

“22: O tempo da memória” permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum até o dia 30 de dezembro, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306