Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia lançamento do livro “O amador no audiovisual”, de Jhonatan Mata

           O jornalista Jhonatan Mata lança no Forum da Cultura amanhã, sexta-feira (25), seu livro “O amador no audiovisual”. A obra, produzida em um cenário de pandemia e de campanhas políticas, se consolida ao dialogar com a explosão de material produzido por amadores, seja no jornalismo ou nas audiovisualidades de modo geral, em um país que luta contra os perigos da desinformação, ao mesmo tempo em que é alçado ao posto de promotor das maiores lives do planeta.

“Mais do que nunca, precisamos de literacia e fluência midiáticas para entender o mundo midiatizado que habitamos e que nos habita. Hoje, tudo se emaranha de forma complexa, desde a política ao streaming, do YouTube às plataformas de games, das produções amadoras às profissionais. Essa hibridização, esse mixar e remixar na mídia, exige atenção dos pesquisadores”, realça Mata.

O autor relembra o início da década de 2000, quando pairava, devido à grande explosão da internet no Brasil, uma ideia de que a televisão estaria perto do fim. No entanto, o que está em discussão hoje são as relações da TV nas multitelas, revirando o próprio conceito enraizado sobre televisão em um contexto que engloba desde o “mainstreaming” até os desertos de notícias.

“O amador no audiovisual brasileiro contemporâneo estabelece um vínculo híbrido com as produções profissionais, que mescla, por exemplo, autoria, curadoria e audiência por parte dos “não-jornalistas”. Nesse ambiente, a redefinição e por vezes a indefinição de fronteiras entre o amadorismo e o profissionalismo são as principais responsáveis pelo caráter híbrido dessas relações”, pontua Mata.

Nesse sentido, em seu livro o autor analisa a TV como fenômeno de cultura e prática social, utilizando, como objetos de pesquisa, os quadros colaborativos “Outro Olhar”, da TV Brasil, e “Parceiro do RJ”, da Rede Globo. O objetivo é entender se o jornalismo colaborativo no país, por meio desse recorte, colabora para uma prática jornalística mais plural, promovendo descentralização nas abordagens e escolhas daquilo que se transforma em notícia. O evento de lançamento é aberto ao público em geral, com entrada gratuita.

Jhonatan Mata

O autor

Jhonatan Mata é doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ecopos/UFRJ)/Blanquerna School Barcelona; professor permanente no Programa de Pós- Graduação em Comunicação – PPGCom (UFJF); jornalista-mestre em comunicação – TAE-Universidade Federal de Juiz de Fora; coordenador do projeto “Música para olhos e ouvidos” (UFJF); e vice-coordenador do NJA-Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (UFJF).

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na Rua Santo Antônio, 1112, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306