Fechar menu lateral

“Santos Protetores” é a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

Santa Bárbara – Madeira policromada – Afonso Arinos – RJ

Celebrado em 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos tem o objetivo de honrar todos os santos e mártires das igrejas cristãs. Ao longo do ano, vários santos são homenageados em datas próprias, mas o dia 1º de novembro garante que todos, mesmo os menos conhecidos pelos fiéis, sejam festejados. Nesse contexto, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, sedia, a partir do dia 8 de novembro, a exposição “Santos Protetores”.

A mostra reúne mais de 30 imagens de diversas santidades consideradas símbolos populares da cultura cristã. Entre as obras, é possível conferir representações de Santo Antônio, que recebe destaque com mais de três obras, São Sebastião, São Francisco, Santa Cecília e Santa Isabel, entre outros. As peças em exibição foram produzidas em diversos materiais, como gesso policromado, palha, semente de pinhão, madeira e resina, e são originárias de lugares como Caruaru – PE, Tiradentes – MG,  Juiz de Fora – MG, Afonso Arinos – RJ, e Itália.

Santo Antônio de Categeró – Gesso policromado – Juiz de Fora – MG

Segundo a tradição do catolicismo, os santos foram seres especiais, que se dedicaram de maneira intensa à fé e à caridade. Por isso são cultuados como exemplos a serem seguidos e invocados como protetores por estarem perto de Deus. Ao longo dos séculos, inúmeras lendas cercaram as histórias de vida de cada santo. Muitas tradições se desenvolveram em torno de seu culto, e eles passaram a ser invocados pelos fiéis em situações específicas.

É comum, por exemplo, rogar a São Brás, protetor da garganta, ao engasgar. Para causas urgentes, Santo Expedito é chamado; na esperança ou ânsia de encontrar algo que foi perdido, reza-se para São Longuinho – o santo dos três pulinhos; e em dias de chuvas, tempestades, raios e trovões, é comum pedir proteção a São Jerônimo e Santa Bárbara, entre diversos outros.

“Santos Protetores” permanece no Museu de Cultura Popular até o dia 2 de dezembro, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.  A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail:  forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306