Fechar menu lateral

Galeria do Forum da Cultura sedia mostra “No papel”, do grupo artístico A Ponte

Incertezas, grafite sobre Canson, de Sandro Ibraim (2020)

Segundo dito popular, o que está no papel é lei. Porém, a folha ainda em branco espera pela sentença, carta, ofício, deliberação, receita, poesia ou arte, quando se torna um desafio à imaginação e à criatividade. É desse enigma, que se situa no intervalo entre o “como iniciar” e a “conclusão”, que nasce a mostra visual “No Papel”, do grupo juiz-forano A Ponte, com abertura na próxima terça-feira (18), às 19h, na Galeria de Arte do Forum da Cultura.

O grupo A Ponte foi criado a partir do desejo e do desafio de desenhar na rua, abrindo-se a quem compartilha o desejo de desenhar a cidade ao ar livre. A exposição “No Papel” contará com trabalhos individuais dos seis artistas que o integram atualmente: Paola Sayão, Ramón Brandão, Rocher Monteiro, Tarsila Palmiere, Flávia Guimarães e Sandro Ibraim.

Serão apresentados trabalhos em desenho sobre papéis diversos, com esboços que originaram projetos, desenhos e pinturas, como forma de expor parte do processo de produção artística, que, embora abundante, acaba por ficar restrito às pastas de arquivos nos ateliês. O grupo destaca que são desenhos, por vezes singelos, que trazem a emoção primordial de uma obra posterior ou mesmo que permaneceram apenas como estudos. A abertura da mostra contará ainda com papéis em branco, nos quais os artistas do grupo produzirão obras ao vivo no decorrer do vernissage. Esses trabalhos complementarão a exposição, que permanecerá em cartaz na Galeria até o dia 27 de outubro.

Tempestade no Pão de Açúcar, vista da praia do Flamengo, aquarela sobre Canson, de Flávia Guimarães (2022)

“O papel é o veículo mais favorável de se expressar a arte em todos os lugares que percorremos, como nas ruas, parques, jardins, em qualquer lugar de uma forma geral; ele é nosso melhor companheiro. Por isso queremos ressaltá-lo e valorizá-lo em nossa mostra intitulada “No papel”, informa o grupo. “Nesta mostra, haverá um pouco da expressão individual de cada artista, sua bagagem de vida, análises diferenciadas, realidades, sentimentos e personalidades. Os trabalhos foram elaborados de uma forma muito particular, respeitando a proposta do tema em questão, que são as infinitas possibilidades de fazer arte nos variados tipos de papéis.”

Durante o período em que permanecerá em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306