Fechar menu lateral

Galeria do Forum da Cultura abre exposição sobre arte drag

“ART POC: The Dark Sorcerer”, ilustração digital sobre fotografia (2022)

Demonstrar as possibilidades semióticas da arte drag é o objetivo da exposição “ArtPoc: The Surreal Series”, que entra em cartaz na galeria do Forum da Cultura a partir da próxima terça-feira, dia 04. Idealizada pelo artista visual e músico Túlio Visentin, a mostra reúne uma série de autorretratos que focalizam a persona drag do autor, Tita Tully, em trabalhos que mesclam ilustrações digitais e intervenções digitais em fotografia para criar “um universo surreal, onde a imagem da drag traz referências e memórias afetivas do passado do artista, ao mesmo tempo em que cria uma dicotomia entre religião e pornografia, sagrado e profano”.

Visentim explica que cada uma das artes apresentadas corresponde a uma música de seu álbum independente “ArtPoc”, ainda a ser lançado, realizado ao longo da pandemia de Covid-19. A proposta é criar, para a exposição, um ambiente semiótico e imersivo, no qual música e imagens se conectem para produzir narrativas com referências à cultura pop e ao mainstream, transitando em campos como a moda, a fotografia, a ilustração e a música.

Para ele, trata-se de um projeto conceitual, que tem por objetivo ainda maior legitimar a drag como uma forma de arte. Selecionado em edital para ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura, um espaço público e gratuito, Túlio Visentim acredita que assim contribui para romper com a marginalização a que essa arte ainda está sujeita. Na abertura da mostra, o artista vai receber os visitantes com sua persona Tita Tully e realizar uma performance. “O artista se torna a obra”, afirma. “Ser gay, artista e fazer drag sempre foi e será um ato político, transgressor e revolucionário”, complementa.

Túlio Visentim Neri Coutinho é artista visual, ilustrador, tatuador, drag queen, compositor e músico. Formou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da UFJF, em 2018, e é graduando do Bacharelado em Artes Visuais na mesma instituição.

 

“Money Honey: From Power, To Control”, ilustração digital sobre fotografia (2021)

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo completado 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

ArtPoc: The Surreal Series

Abertura: 04 de outubro, às 19h, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. De 04 a 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

 

Outras informações:

Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com