Fechar menu lateral

Passaredo é a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

Pavão do Paraíso em cerâmica policromada, autoria de Cândida (Guaratinguetá – SP)

A primavera, com suas flores e perfumes, simboliza também a renovação da vida. E se a estação é a das flores, é também a dos pássaros, pois é nessa época que muitas aves constroem seus ninhos, botam seus ovos e se reproduzem. Árvores, telhados, postes e cercas se convertem em morada. Nesse contexto e inspirada no universo dos pássaros, acontece a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF, que reúne peças do acervo e propõe uma imersão em obras que traduzem a beleza de suas formas, plumagens e cantos.

São 60 trabalhos oriundos de cidades como Itajubá, Turmalina, Araçuaí, Roseira Velha, São Gabriel da Cachoeira e Tefé, além de peças oriundas do exterior. Essa mescla evidencia a diversidade das espécies em cada uma das regiões e as diferentes características presentes nas obras de artesãos cujos trabalhos tomam forma a partir de diferentes suportes e materiais, tendo a natureza como inspiração.

Também faz parte da mostra uma obra audiovisual que apresenta pássaros brasileiros em seu habitat natural, onde é possível observar a rotina desses animais. Um encanto a mais para a experiência proposta pela exposição Passaredo, título que faz referência ao coletivo de pássaros.

Um dos destaques da mostra é uma curiosa coruja empalhada, técnica que era muito usada para a criação de coleções científicas ou para fins de exposição. Era também considerada uma importante ferramenta de conservação, tendo como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat o mais fielmente possível, como ferramenta para educação ambiental ou como material didático.

Também chama a atenção do público uma curiosa “Galinha com pintinhos”, feita em estrume e oriunda de Visconde do Rio Branco (Minas Gerais). Passaredo reúne ainda peças inspiradas no universo dos pássaros, como açucareiros, chaveiros, cinzeiros e paliteiros. O público vai se encantar com uma coleção em cerâmica que tenta reproduzir pios de rolinha e de pássaro preto e pios d’água.

Açucareiro em cerâmica policromada, autoria de Ana Pereira dos Santos (Turmalina – MG)

A exposição também reúne objetos populares de um passado recente, como alçapões e gaiolas.

A mostra vai até o dia 14 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, com entrada franca. No caso de grupos, recomenda-se agendar pelo telefone (32) 3215-3850.

O Museu de Cultura Popular da UFJF está instalado no Forum da Cultura da UFJF, na Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora.

 

Outras informações:

Tel: (32)3215-3850 – forumdacultura@ufjf.br