Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe mostra “Cidades e Canções”, do artista plástico Artur Laizo

“Cidades e Canções”, do artista plástico, escritor e médico cirurgião mineiro Artur Laizo, é a mostra que a Galeria de Arte do Forum da Cultura oferece ao público no período entre os dias 23 de agosto e 02 de setembro. Com pinturas de vários tamanhos, feitas com acrílica sobre tela, a exposição reúne trabalhos inéditos com enfoque em cidades como Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Ouro Preto, entre outras localidades históricas, além de obras relacionadas à música.

Para o artista, que há muito tempo se divide entre as cirurgias, a literatura e as artes plásticas, o principal objetivo de “Cidades e Canções” é mostrar que a arte está presente na vida: “Tenho esse lado artístico que gosto e preservo, mantendo a minha profissão de médico cirurgião. Inclusive, incentivo meus alunos da faculdade de medicina a se dedicarem e aprenderem a conhecer e a produzir criativamente. A arte em si dá um relaxamento, uma tranquilidade à vida. Acho que sem ela, a gente não consegue viver”, ressalta.

Desde criança, o médico se dedicou às artes plásticas e à escrita. “Tive algumas noções de pintura com uma artista plástica da minha cidade natal, mas dediquei toda a minha vida à arte de forma autodidata”. Aos 13 anos de idade, escreveu seu primeiro livro. A partir de então, teve diversas outras obras literárias publicadas, entre poesias, crônicas e romances.

Natural de Conselheiro Lafaiete, reside em Juiz de Fora, onde também exerce sua profissão.  Paralelamente, tornou-se presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (LEIAJF), membro da Academia Juizforana de Letras (AJL), da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL), da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas (SBPA) e fundador da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas (ABLAM).

“Acho muito importante realizar essa mostra na Galeria de Arte do Forum da Cultura por ser um lugar de suma importância para a cultura da cidade, além de oferecer grande visibilidade para o expositor. Eu sempre quis que isso acontecesse!”, destaca o artista, que integra a seleção realizada por meio do Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura 2022.

A abertura da mostra acontece terça-feira, dia 23 de agosto, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 02 de setembro. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850