Fechar menu lateral

“Agosto: mês do folclore” é a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

Carranca – Madeira – Pirapora – MG

Para se integrar à celebração internacional do Dia do Folclore, o Museu de Cultura Popular da UFJF apresenta, durante o mês agosto, uma seleção especial de danças, jogos, serigrafias e carrancas. A data foi criada com o objetivo de incentivar a preservação e a valorização dessas manifestações artísticas e culturais, e o termo folklore foi cunhado, em 1846, pelo escritor britânico William John Thoms, que fez a junção de folk com lore para definir o conhecimento tradicional de um povo. Buscando valorizar a tão rica e diversa cultura popular, o Forum da Cultura apresenta a mostra “Agosto: mês do Folclore”, que ficará em cartaz até o dia 02 de setembro, na sede do Museu de Cultura Popular, instalada na Rua Santo Antônio, 1112.

Jogo de Damas Nordestino – Cerâmica policromada – Caruaru – PE

A importância do folclore é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial, podendo ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual, reproduzindo os costumes e as tradições de um povo, transmitidos de geração para geração. Desta forma, todos os elementos integrantes da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore, dando-se, muitas vezes, através de mitos, lendas, canções, danças, jogos, artesanatos, festas populares, brincadeiras e crendices tradicionais.

Em “Agosto: mês do folclore”, o público poderá conferir representações de danças dramáticas folclóricas, como bumba meu boi, congada e jongo, jogos como xadrez e damas nordestinos e serigrafias que reproduzem algumas das manifestações folclóricas, além do destaque especial desta edição da tradicional exposição: as carrancas. Estas esculturas com forma humana ou animal, exageradas nas feições, têm sua origem bastante discutida. No Brasil, foram utilizadas, a princípio, na proa das embarcações que navegavam pelo Rio São Francisco para espantar maus espíritos e proteger contra os naufrágios.

Carranca – Madeira policromada – Autoria de Lourdes Barroso – Pirapora – MG

Com o passar dos anos, as carrancas foram se popularizando, tornando-se amuletos de proteção em diversas situações e podendo ser encontradas em diversas versões. Uma de suas versões mais famosas são as estátuas colocadas na frente das casas ou de diferentes espaços. Quem visita esta edição da exposição folclórica se depara primeiramente com uma carranca, colocada na entrada da mostra, evocando seu sentido original de proteção. Dentre as várias carrancas que podem ser conferidas por quem visita o espaço, recebe enfoque a produção de Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, importante artesã ceramista pernambucana, que em 2006 recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Todas as obras expostas na mostra são parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, sendo feitas em materiais como cerâmica, madeira e ferro, entre outros, e originárias de diferentes locais do Brasil, como São Luís, no Maranhão, Guaratinguetá e Taubaté, em São Paulo; Caruaru e Petrolina, em Pernambuco; Pirapora e Januária, em  Minas Gerais; e Aracaju, em Sergipe – SE.

“Agosto: mês do folclore” está aberta para visitação no dia 22,  de segunda à sexta, das 10h às 19h. As visitas são gratuitas, sendo obrigatória a utilização de máscara no interior do Forum da Cultura. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail:  forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850