Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe a mostra “Palavras Nunca Ditas”, da artista visual Samantha Ribeiro

Carta nº 30 – Série Palavras Nunca Ditas – Bordado livre sobre papel – 2021

O encontro com vínculos emocionais através da reflexão proposta por frases bordadas em envelopes de cartas brasileiros é o foco de “Palavras Nunca Ditas”, mostra visual que será aberta na Galeria do Forum da Cultura na terça-feira, dia 12, às 19h. As obras, fruto de um projeto categorizado de maneira coletiva, buscam ressignificar a identidade presente na estética dos envelopes brasileiros, com a intenção de valorizar a prática intimista da troca de cartas como pertencente a um patrimônio cultural.

O público que visitar a mostra poderá conferir frases selecionadas por Samantha e posteriormente bordadas nos envelopes para correspondência. Os dizeres incluem frases enviadas por diversas pessoas e frases da própria artista, porém todos aparecem de forma anônima. “O intuito principal desse projeto é fazer com que outras pessoas se identifiquem com a dor de uma forma plural, forçando a reflexão de proximidade com muitas intimidades. Somos mais próximos do que imaginamos e, ao entrar em contato com as obras, muitos se manifestam relacionando as cartas a algum evento específico de suas vidas”, ressalta a artista.

Carta nº 2 – Série Palavras Nunca Ditas – Bordado sobre papel – 2019

A ideia inicial do projeto surgiu a partir de acontecimentos particulares vivenciados por Samantha: “Há alguns anos, minha tia, prima e avô faleceram num curto intervalo de três semanas, e não pude dizer a eles muito do que queria. O envelope de carta brasileiro também remete ao que por longos anos foi o que uniu a relação entre minha avó materna e sua irmã, separadas na infância pela morte de minha bisavó, e após a idade adulta sem mais notícias uma da outra”, compartilha a artista.

Carta nº 22 – Série Palavras Nunca Ditas – Bordado livre sobre papel – 2020

Para Samantha, cada uma das criações nasce de uma inquietude guardada que, ao se chocar com outras realidades e propósitos, traça um caminho de “desatar nós”. As linhas bordadas criam, assim, caminhos, através das palavras, com potencial de unir, conectar, estreitar laços e compartilhar emoções. As frases jamais ditas a seus destinatários se materializam nas obras, encontrando, enfim, seu destino ao tocar o outro que a lê.

“Espero que essa mostra possa provocar nas pessoas o sentimento de acolhimento que busquei nutrir entre mim e aqueles que participaram do projeto. Ter sido selecionada no Edital de ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura, depois de dois anos árduos e dolorosos de pandemia, me faz constatar a crença que carrego com o meu trabalho de que a arte é também um encontro de muitas vozes e muitos pensamentos; ela já nasce com o desejo de coletividade”, destaca a artista, ao comentar sobre a realização de “Palavras Nunca Ditas”.

A abertura da mostra acontece terça-feira, dia 12 de julho, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 22 deste mês. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850