Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular da UFJF inaugura mostra “E por isso eu canto!”

O mês de julho reúne muitas comemorações relacionadas ao universo musical. É no mês que marca o início do segundo semestre que é comemorado o Dia do Cantor, em 13 de julho e, na mesma data, o Dia Mundial do Rock. Em 18 de julho celebra-se o Dia do Trovador e, em 22 do mesmo mês, o Dia do Cantor Lírico. Em Juiz de Fora, julho é tradicionalmente o mês do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, evento organizado pelo Pró-Reitoria de Cultura e Centro Cultural Pró-Música da UFJF que no último sábado contou com uma apresentação especial de ópera. Para comemorar, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, realiza, durante todo o mês de julho, a mostra “E por isso eu canto!”.

Foto da obra

Músico Nosferatus – Materiais diversos – Artista Nádia Martins – Juiz de Fora (MG)

A importância da música para a humanidade é incontestável. O filósofo Platão já dizia que, antes de educar o corpo, precisamos educar a alma através da música, que para ele seria um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro. Nesse sentido, a mostra “E por isso eu canto!” busca refletir sobre a valorização dessa arte que, ultrapassando as barreiras do tempo e do espaço, está presente nas mais diversas culturas como uma forma de expressão, transmissão e evocação de sentimentos, e em distintas situações, como celebrações, solenidades e rituais, ou na educação, como instrumento terapêutico, entre outras inúmeras finalidades.

Foto da obra

Tô saindo – Obra que representa a cantora juiz-forana Ana Carolina – Gesso e Jornal – Artista Liliana Medina – Itaperuna (RJ)

Na exposição, com abertura nesta terça-feira (05/07), o público poderá conferir obras oriundas de Taubaté (SP), Guaratinguetá (SP), Roseira Velha (SP), Vale do Paraíba (SP) Caruaru (PE), Juiz de Fora (MG), Itaperuna (RJ), Peru, Marrocos, Cuba e Portugal, que retratam o universo musical através dos diferentes olhares dos artistas que deram vida às peças, feitas em sua maioria de cerâmica. São representações de corais, sanfoneiros, tocadores de viola, trios musicais, pífaros, entre outros. Um dos destaques da mostra, composta principalmente por peças pertencentes ao acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, é a obra em jornal e gesso que retrata a cantora Ana Carolina. Instrumentos como tambor, ganzá, pandeiro e flautas também poderão ser conferidos, além de experimentações sonoras em vídeo.

“E por isso eu canto!” permanece no Museu de Cultura Popular até o dia 29 de julho, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitas são gratuitas, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850