Fechar menu lateral

Mostra celebra 50 anos do Grupo Divulgação no Forum da Cultura

Exposição relembra trajetória do grupo teatral que inaugurou o centro cultural em 1972

Registro fotográfico do espetáculo

Espetáculo “A Morta”, de Oswald de Andrade, realizado pelo Grupo Divulgação, em 1972, na inauguração do Forum da Cultura

Uma linha do tempo com a produção do Grupo Divulgação ao longo das últimas cinco décadas: é o que o visitante poderá conferir na exposição comemorativa dos 50 anos do GD no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A abertura acontece nessa terça-feira, 28, às 19h, na Galeria de Arte do centro cultural.

O Forum, que completa 50 anos de atividades neste ano, foi inaugurado com um espetáculo do Grupo Divulgação em julho de 1972. O texto escolhido foi “A Morta”, de Oswald de Andrade, com direção do coordenador do Grupo Divulgação e professor aposentado da Faculdade de Comunicação (Facom), José Luiz Ribeiro. Naquele momento, o grupo teatral, fundado em 1966, já tinha 6 anos de atuação.

“Para Sábato Magaldi (crítico teatral), ‘A Morta’ seria um texto impossível de ser montado. Aceitamos o desafio e inauguramos o teatro com um espetáculo que marcou a história do Divulgação. Super premiada, a montagem provocou um grande rebuliço. A casa iniciou sua carreira com um grande sucesso de público e de crítica”, relembra Ribeiro.

Santana dos Ferros, de José Luiz Ribeiro (Núcleo Adolescente – 2012)

No Forum da Cultura, o Divulgação realizou centenas de montagens – com os Núcleos Universitário, de Adolescentes e de Terceira Idade – e acompanhou a consolidação do espaço como referência cultural em Juiz de Fora.

A mostra contará com fotografias de espetáculos realizados pela companhia, maquetes que reproduzem cenários de antigas montagens, figurinos retirados do acervo, além de um vídeo especialmente produzido para a exposição, contando a trajetória e as características do trabalho do grupo teatral, com depoimentos de atuais e antigos membros.

Maquete da peça “A Escada de Jacó”, de José Luiz Ribeiro. Montagem: 1995-1996, por Aline Valverde, Sara Rodrigues, Carmem Mattos e Eliana Tavares (Núcleo de Criação Cenográfica).

De acordo com a atriz do Grupo Divulgação e professora da Facom, Márcia Falabella, a intenção é mostrar a importância mútua dessa parceria entre Grupo Divulgação e Forum da Cultura, cada qual contribuindo para a história de sucesso do outro.

“O Forum representa a casa do GD enquanto um espaço que abriga uma família, cuja genética que nos une é o teatro. Nós sempre tivemos gente de todas as raças, todas as idades, lugares, classes sociais. O grupo é muito democrático nesse sentido”, afirma a pesquisadora teatral, para quem o Forum da Cultura se consolidou como centro não só de difusão, mas também de produção cultural, ao sediar o Divulgação e o Coral da UFJF.

Maquete do espetáculo “O rei da vela”, de Oswald de Andrade. Montagem: 1982 – Núcleo de Criação Cenográfica. Cenário de José Luiz Ribeiro

Como sede do Divulgação ao longo de cinco décadas, o Forum da Cultura também permitiu a constituição do acervo de figurino, cenografia e adereços. Um grande patrimônio que é reaproveitado sempre que necessário em sucessivas temporadas de apresentações. O espaço cultural também recebe os projetos de extensão do grupo. Para Márcia Falabella, o Forum é como um “templo”.

“O teatro é o espaço da celebração. Aí está um teatro, o local onde a gente realiza as nossas apresentações. Um espaço sagrado, onde estão os atores e o público. É a celebração desse encontro que faz toda a mágica. E no Forum da Cultura, o Divulgação pode desenvolver três elementos: o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino, porque o Divulgação trabalha a formação de atores; a pesquisa, porque, como professores da universidade, nós sempre estudamos muito e publicamos. Nossas revistas-programa de cada espetáculo têm textos sobre o autor, a peça, a direção. E a extensão, com nossos projetos Escola de Espectador, Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas e o Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, destaca.

A exposição ficará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até o dia 8 de julho. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. A utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19 é obrigatória.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do Estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da UFJF, completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

 

Outras informações: (32)  3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)

forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf