Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe mostra “Sobre-naturais, metamorfose”, do artista visual Guto Mattos

Metamorfose 2 – Desenho, aquarela e colagem s/ papel – 0,50 x 0,50 m – 2019

Fragmentos da natureza e reflexão sobre a beleza da finitude e das metamorfoses é o foco de “Sobre-naturais, metamorfoses”, mostra visual que será aberta na Galeria de Arte do Forum da Cultura na próxima terça-feira, dia 14 de junho, às 19h. As obras feitas em técnicas como aquarela, desenho e colagem sobre papel, refletem o olhar do jovem artista Guto Mattos, para quem a arte se apresenta como um meio de fazer misturas inexistentes e inimagináveis: “Essa liberdade é a grande responsável pelas minhas ideias”, afirma o artista.

A exposição é fruto da mistura de três séries que Guto vem produzindo desde 2017: “Metamorfose”, “Natureza morta” e “Naturezas imaginadas”. Nelas, os elementos da natureza são retratados ora de forma naturalista, ora de forma onírica ou com manchas que levam à abstração. Dessa maneira, fragmentos naturais tomam formas “sobre-naturais”, aparecendo fora da terra e sem receber alimento. Para o artista, a inquietação de traços e formas também contribuem para a atmosfera manifesta nas obras: “Nos faz olhar para essas carcaças orgânicas que não estabelecem, ali, nenhuma relação com o mundo real, onde o mundo de sonhos e pensamentos engendram e narram novas imagens.”

Queimadas e sobreposições – desenho, aquarela e colagem s/ papel – 0,21 x 0,30 m – 2021

O jovem artista, de 26 anos, conta que a técnica, o olhar e a imaginação que compuseram as obras vêm sendo lapidados e estudados há cinco anos. Nesse tempo, Guto pesquisou pintores e materiais da natureza, buscando alcançar o onírico e a psicodelia nos trabalhos de “Sobre-naturais, metamorfoses”, destacando que outro ponto importante nas obras é a fusão dos reinos plantae (grupo em que estão todas as plantas) e fungi (que inclui micro-organismos como as leveduras, os bolores e cogumelos), alocando essa mistura tanto na natureza aquática como na terrestre.

Ao comentar a realização de sua exposição na Galeria de Arte do Forum da Cultura, o artista expressou sua gratidão e emoção por ter sido um dos selecionados no edital de ocupação do espaço: “Para mim, artista que está começando a carreira, é muito importante expor meu trabalho em um lugar com relevância na cidade igual ao Forum da Cultura. É uma alegria que não cabe em mim. Preciso muito agradecer ao meu professor e amigo José Augusto Petrillo, que me ajudou e me convenceu a enviar os documentos para participar do edital. Ele me fez acreditar que eu era capaz, então enviei e felizmente fui escolhido”, comemora Guto.

A abertura da mostra acontece na próxima terça-feira, dia 14 de junho, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 24 do mesmo mês. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Sobre o artista

Natural de Cataguases, Gutto Mattos se mudou para Juiz de Fora quando ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo CESJF em 2015, onde passou a ser monitor de Desenho de Observação durante sua formação. O interesse pelas artes visuais sempre foi uma constante, e ele frequentou a oficina de desenho e pintura da Hiato – Ambiente de Arte, com orientação do artista Petrillo. Já participou de algumas mostras coletivas e individuais, entre elas, na Galeria Sérgio Rodrigues – Uniacademia, em Juiz de Fora, em 2019, e no Espaço Excalibur,  também em Juiz de Fora, ainda em 2017.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850