“Festas de junho” é o tema da nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

Dança da Cobra – Cerâmica – Vale do Jequitinhonha (MG)

Junho é esperado em todo o Brasil por ser sinônimo de festas juninas e, portanto, tempo de fogueiras, músicas, danças, brincadeiras e deliciosas comidas típicas. Nesse período, as manifestações folclóricas são fortemente presentes e expressas de formas diversas, de acordo com as peculiaridades e características próprias de cada região. Também nesta época são celebrados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. No Forum da Cultura, o mês é comemorado com a mostra “Festas de Junho”, do Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no local. Inaugurada na última terça-feira (31), a exposição reúne peças de diversas regiões do Brasil e diferentes materiais, que retratam as múltiplas manifestações juninas, a arte popular e simpatias típicas do período.

Dessa forma, o público pode conferir nessa nova edição da tradicional mostra do Forum da Cultura representações de cenas dos populares casamentos na roça e danças de casais e de personagens como noivos a cavalo, trio nordestino, tocador de pandeiro, sanfoneiros e pífaros. Produzidas em cerâmica, as obras são oriundas de Caruaru (PE), Guaratinguetá (SP), Taubaté (SP), Turmalina (MG) e Vale do Jequitinhonha (MG), local em que as peças feitas em barro e os saberes que as envolvem fazem parte do patrimônio cultural de Minas Gerais.

Mesa de Simpatias

Um destaque da exposição é a maquete cenográfica “Quadrilha”, produzida em 2005 com materiais diversos pela Equipe de Criação Cenográfica do Projeto de Iniciação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além da quadrilha que dá título à peça, a obra inclui um casamento na roça, representações das famosas decorações juninas, barracas de comidas geralmente encontradas nestas festividades – como maçã do amor, bolo de milho, pipoca, barraca de pescaria, correio elegante, e fogueira, dentre outros que compõem uma cena completa de festa junina.

Os santos juninos também estão presentes na mostra “Festas de Junho”, além de serem referenciados na chamada “mesa de simpatias”, em que os visitantes podem conferir a simpatia do feijão (São João), a simpatia de pedidos para Santo Antônio, o santo casamenteiro, e a simpatia de proteção da residência (São Pedro), além de um correio elegante.

As representações da clássica dança da cobra e do pau de fitas chamam a atenção, ambas feitas em cerâmica. A dança folclórica do pau de fitas se desenvolve como uma ciranda, na qual os participantes orbitam ao redor de um mastro central e vão traçando as fitas em ziguezague – seguindo o ritmo de instrumentos musicais, como sanfona, violão e pandeiro -, encurtando-as até não seja possível prosseguir. Depois disso, faz-se o movimento contrário, destrançando as fitas.

A mostra teve início na última terça-feira (31 de maio) e segue até o dia 01 de julho, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visistas são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora