Fechar menu lateral

Inscrições abertas para bolsa de Iniciação Artística MA/2022 no Museu de Cultura Popular da UFJF

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção para o Programa de Iniciação Artística – Mediação Artística/Procult 2022 no Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Será oferecida uma vaga para bolsista, com duração de 12 meses consecutivos.

Podem inscrever-se alunos dos cursos de Artes e Design (IAD), História, Jornalismo e Turismo, com disponibilidade de 12 horas semanais, inclusive com possibilidade de atividades noturnas e aos fins de semana, e que apresentem currículo e Histórico Escolar.

No projeto, serão desenvolvidas as seguintes atividades: apoio na planificação e montagem das mostras presenciais e on-line; organização e tabulação de peças; pesquisa temática; visitas mediadas; e higienização das peças do acervo.

As inscrições vão até às 18h do dia 02/06/2022, sendo realizadas através de formulário eletrônico. A divulgação do resultado da primeira etapa será publicado no endereço eletrônico ufjf.br/forumdacultura, às 19 horas do dia 02/06/2022. No dia 03/06/2022 serão realizadas entrevistas com os candidatos aprovados na primeira etapa. O Resultado Final da seleção será publicado no mesmo endereço eletrônico até às 19 horas do dia 06/06/2022.

Acesse o edital e confira todos os detalhes.

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.
O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.