Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura apresenta mostra sobre o Coral da UFJF “Cantar: resistir para existir”

Coral da UFJF sob regência de Hellem Pimentel, 2016

Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos do Forum da Cultura, o espaço realiza, em sua Galeria de Arte, a partir do dia 31 de maio (terça-feira), a mostra “Cantar: resistir para existir”. A exposição narra a história do Coral da UFJF, grupo que representa musicalmente a Universidade Federal de Juiz de Fora há mais de 55 anos, antes mesmo da fundação da Faculdade de Licenciatura e Bacharelado em Música na Universidade, sendo, assim, um dos coros mais antigos da cidade e um dos poucos corais brasileiros a possuir arranjos originais. Em atividade ininterrupta desde então, o Coral da UFJF esteve trabalhando ativamente na produção musical juiz-forana.

O público que visitar a mostra poderá conferir imagens de alguns dos espetáculos mais importantes do grupo, os maestros e as maestrinas que estiveram à frente do Coral durante toda a sua existência, além de exibições de vídeos de coros virtuais produzidos durante o isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Espetáculos realizados pelo grupo ao longo dos anos também serão projetados durante todo o tempo em que a exposição estiver aberta.

Coral da UFJF sob regência de Victor Giron Vassalo, 1973

O Coral da UFJF tem o início de seu vínculo com a Universidade em 1966, por iniciativa do seu fundador, o maestro Victor Giron Vassalo, e passa a funcionar no Forum da Cultura logo após a inauguração do espaço cultural, em 1972. Desde o seu começo, o grupo foi composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, ativos ou aposentados, e membros da comunidade não acadêmica. Essa configuração é mantida até hoje.

Atualmente uma das mais antigas integrantes do grupo, Laura Castro destaca a relação do Coral da UFJF com a população juiz-forana: “É uma relação muito próxima; o Coral é com certa frequência convidado para aberturas e/ou fechamentos de eventos promovidos pela Prefeitura, Câmara Municipal, outros coros da cidade, eventos musicais das igrejas, além de realizar apresentações em escolas municipais e estaduais da cidade, levando a música coral aos ouvidos das mais variadas plateias, propagando cultura e lazer e afirmando o seu compromisso social enquanto órgão cultural da UFJF.”

Desde seu início, o Coral da UFJF mantém um repertório eclético, predominantemente popular, com pinceladas de música erudita e também folclórica. A partir da entrada do maestro André Pires, que permaneceu por dez anos como regente do Coral, o grupo passou a atuar de maneira mais performática, adquirindo então a característica de “coro cênico”, além de acrescentar ao repertório músicas de protesto, o que se mantém ainda hoje como traço marcante do Coral da UFJF.

Coral da UFJF sob regência de André Pires em apresentação no America Cantat, 2010

Ao longo dos 56 anos que serão completados este ano, o grupo participou de diversos festivais e eventos de música coral, representando a Universidade ao redor do Brasil e fora do país. Entre eles, merecem destaque o Encanta Lafaiete, festival de coros da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), o Festival Internacional de Corais de Criciúma (SC), o Festival da Loucura em Barbacena (MG), o Festival Internacional de Corais de Maringá (PR), além da presença constante nos festivais tradicionais de Juiz de Fora, como o FESTCOROS e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Pró-Música/UFJF).

Na coleção de prêmios conquistados pelo grupo, quatro grandes premiações foram recebidas em junho de 2004 no “Concurso Sudamericano de Interpretación Coral em La Plata”, na Argentina: o 1° lugar entre os corais mistos adultos; o melhor coral pelo júri popular; a medalha de prata, considerando todas as categorias apresentadas; e a medalha de ouro para André Pires como melhor regente.

Vínculo histórico

Laura Castro ressalta a importância  do Forum da Cultura na história do grupo: “O Forum da Cultura é a nossa casa. É aqui que nos reunimos toda semana, há quase meio século, para ensaiar, preparar nossos espetáculos e fazer a nossa história, que se confunde com a da própria Universidade. Fazer parte das comemorações do cinquentenário do Forum da Cultura com um espaço para expor os registros de nossa história e de nosso trabalho é, para nós, motivo de honra e orgulho, reafirmando este vínculo histórico entre o coro e a casa.”

A abertura da mostra acontece na próxima terça-feira, dia 31 de maio, às 20h, e contará com apresentações do Coral. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 09 de junho. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850