Fechar menu lateral

Mostra “Travessia”, do artista plástico Antônio Augusto Garcia, integra programação do Forum da Cultura na 20ª Semana Nacional dos Museus

Como parte da programação da 20ª Semana dos Museus, a Galeria de Arte do Forum da Cultura abre na próxima terça-feira, dia 17 de maio, a mostra Travessia, do artista plástico Antônio Augusto Garcia, mineiro de Juiz de Fora radicado em Divinópolis. A 20ª Semana tem como tema O poder dos Museus. Nesse sentido, a exposição realizada no espaço cultural do casarão centenário reflete o poder da arte enquanto propulsora de reflexões, ao levar o observador a lançar um olhar diferente sobre questões rotineiras.

Felinos (seres sencientes) – Óleo sobre papel – 43 x 34 cm – 2020

A mostra Travessia aborda temas como o convívio com outros seres, cuidados ambientais, a própria arte e a confluência desta com a ciência, a vida e a cultura, além de discutir o impacto das ações humanas como agentes de modificações e delineadoras do futuro. A técnica de pintura a óleo sobre papel manteiga, utilizada pelo artista em suas obras, faz alusão à aquarela e à gravura, evidenciando os elementos protagonistas, com paletas de matizes vibrantes, que contrastam com cores neutras e pastéis.

A representação gráfica nos trabalhos de Antônio Augusto se coloca como instrumento de expressão para uma mensagem de sentido introspectivo, tendo a intenção de compartilhar com o observador a experiência do olhar além da imagem. Dessa forma, os vazios nos espaços composicionais e os recursos dispensados à geometria, sobretudo ao elencar ângulos e rigor no uso do desenho de perspectiva, buscam contribuir aos propósitos conceituais.

Isolado II – Óleo sobre papel – 24 x 34 cm – 2020

Para o artista, toda a trajetória do seu fazer artístico envolve também a observação. Suas obras tendem a valorizar o instantâneo, buscando com determinação a psique do objeto motivador. “Entendemos que a arte não é necessariamente explicável e muito menos que isso seja privilégio dos acadêmicos, teóricos e artistas. Sobretudo, deve encontrar o observador na percepção sinestésica”, ressalta Antônio Augusto. Nesse sentido, o artista apresenta também textos que acompanham as imagens, buscando assim contribuir para maior interação do seu pensamento  com o público.

Travessia tem a ver com uma trajetória de muitos anos vivenciando a arte, mas de maneira oculta, no anonimato, de maneira silenciosa. A chegada da pandemia me fez ficar no meu ateliê, que considero como a minha caverna, e ali era como se eu fosse um vulcão adormecido há muito tempo e começasse a entrar em erupção”. O artista destaca ainda que o componente que faz com que a obra finalmente emerja à luz e ganhe vida é o observador. “Uma inteligência só é descoberta por outra, se não ela cai no vão”, enfatiza Antônio Augusto.

Moinhos – Óleo sobre papel – 33 x 43 cm – 2020

Ao comentar a realização de sua exposição na Galeria de Arte do Forum da Cultura, sobretudo integrando a Semana Nacional dos Museus, o artista expressou sua felicidade, principalmente pelo fato de retornar à sua cidade natal, da qual fala com muito orgulho. “Eu me sinto privilegiado! Lutar pela arte, sobretudo no nosso país, é um ato heroico. Estou muito feliz, entusiasmado e preciso conter minha ansiedade. A gente vive momentos de felicidade na vida, e esse é um dos meus”, finaliza Antônio Augusto Garcia.

A abertura da mostra acontece na próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 27 de maio. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e recomendada a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Sobre o artista

Mineiro de Juiz de Fora, atualmente morando em Divinópolis, Antônio Augusto Garcia atuou por quatro décadas como professor de desenho, principalmente na graduação de Arquitetura e Urbanismo. Possui um acervo de mais de mil desenhos, que registram cenas do cotidiano desde a década de 1970, dedicando-se hoje a transformá-los em peças para exposição ao público. Antônio Augusto Garcia foi um dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum em 2022.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Visitação

Visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, alguns protocolos que permitam a manutenção da segurança de todos deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

 

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.

 

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850