Como parte da programação da 20ª Semana dos Museus, a Galeria de Arte do Forum da Cultura abre na próxima terça-feira, dia 17 de maio, a mostra Travessia, do artista plástico Antônio Augusto Garcia, mineiro de Juiz de Fora radicado em Divinópolis. A 20ª Semana tem como tema O poder dos Museus. Nesse sentido, a exposição realizada no espaço cultural do casarão centenário reflete o poder da arte enquanto propulsora de reflexões, ao levar o observador a lançar um olhar diferente sobre questões rotineiras.
A mostra Travessia aborda temas como o convívio com outros seres, cuidados ambientais, a própria arte e a confluência desta com a ciência, a vida e a cultura, além de discutir o impacto das ações humanas como agentes de modificações e delineadoras do futuro. A técnica de pintura a óleo sobre papel manteiga, utilizada pelo artista em suas obras, faz alusão à aquarela e à gravura, evidenciando os elementos protagonistas, com paletas de matizes vibrantes, que contrastam com cores neutras e pastéis.
A representação gráfica nos trabalhos de Antônio Augusto se coloca como instrumento de expressão para uma mensagem de sentido introspectivo, tendo a intenção de compartilhar com o observador a experiência do olhar além da imagem. Dessa forma, os vazios nos espaços composicionais e os recursos dispensados à geometria, sobretudo ao elencar ângulos e rigor no uso do desenho de perspectiva, buscam contribuir aos propósitos conceituais.
Para o artista, toda a trajetória do seu fazer artístico envolve também a observação. Suas obras tendem a valorizar o instantâneo, buscando com determinação a psique do objeto motivador. “Entendemos que a arte não é necessariamente explicável e muito menos que isso seja privilégio dos acadêmicos, teóricos e artistas. Sobretudo, deve encontrar o observador na percepção sinestésica”, ressalta Antônio Augusto. Nesse sentido, o artista apresenta também textos que acompanham as imagens, buscando assim contribuir para maior interação do seu pensamento com o público.
“Travessia tem a ver com uma trajetória de muitos anos vivenciando a arte, mas de maneira oculta, no anonimato, de maneira silenciosa. A chegada da pandemia me fez ficar no meu ateliê, que considero como a minha caverna, e ali era como se eu fosse um vulcão adormecido há muito tempo e começasse a entrar em erupção”. O artista destaca ainda que o componente que faz com que a obra finalmente emerja à luz e ganhe vida é o observador. “Uma inteligência só é descoberta por outra, se não ela cai no vão”, enfatiza Antônio Augusto.
Ao comentar a realização de sua exposição na Galeria de Arte do Forum da Cultura, sobretudo integrando a Semana Nacional dos Museus, o artista expressou sua felicidade, principalmente pelo fato de retornar à sua cidade natal, da qual fala com muito orgulho. “Eu me sinto privilegiado! Lutar pela arte, sobretudo no nosso país, é um ato heroico. Estou muito feliz, entusiasmado e preciso conter minha ansiedade. A gente vive momentos de felicidade na vida, e esse é um dos meus”, finaliza Antônio Augusto Garcia.
A abertura da mostra acontece na próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 19h. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 27 de maio. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e recomendada a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.
Sobre o artista
Mineiro de Juiz de Fora, atualmente morando em Divinópolis, Antônio Augusto Garcia atuou por quatro décadas como professor de desenho, principalmente na graduação de Arquitetura e Urbanismo. Possui um acervo de mais de mil desenhos, que registram cenas do cotidiano desde a década de 1970, dedicando-se hoje a transformá-los em peças para exposição ao público. Antônio Augusto Garcia foi um dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum em 2022.
Galeria de Arte
O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Visitação
Visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, alguns protocolos que permitam a manutenção da segurança de todos deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:
- apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
- poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
- levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
- o tempo médio de visitação será de 25 minutos.
As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.
Endereço e outras informações:
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@gmail.com
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 3215-3850