Fechar menu lateral

“Fé e devoção: imagens de Nossa Senhora” é parte da programação do Forum da Cultura na 20ª Semana Nacional dos Museus

Nossa Senhora Aparecida em saco de aniagem, com autoria de Expedito – Juiz de Fora (MG)

Dentro da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, o Museu de Cultura Popular, instalado no Forum da Cultura, apresenta a exposição “Fé e devoção: imagens de Nossa Senhora”. A 20ª Semana tem como tema “O poder dos Museus”. Nesse sentido, a mostra realizada traz à luz a arte como potência criadora, memorável e transcendental.

Essencialmente humana, a arte evidencia nesta exposição a força da fé, capaz de mover e conectar as pessoas, atuando, muitas vezes, como ferramenta de cura e autoconhecimento. Os itens expostos ressignificam e reciclam materiais que poderiam ser descartados, assim como empregam matéria-prima fornecida pela natureza, como é o caso das obras feitas em cerâmica, porcelana, juta e gesso policromado.

Com 29 obras, a exposição, realizada tradicionalmente no espaço, reúne imagens com representações e invocações de Maria. Os diversos títulos atribuídos à mãe de Jesus Cristo surgiram de milagres relatados, aparições ou ocasiões especiais, e são inspirados a partir de diferentes culturas e costumes de cada região, dando origem a distintas representações artísticas.

Entre as peças, originárias de diversas cidades de Minas Gerais, além de uma oriunda de São Paulo e outra da Itália, destacam-se algumas obras que representam Nossa Senhora da Conceição, como a de autoria de Ivonete Iara, produzida em gesso com técnica de decoupage, e a de Régis Kerusk, que, feita em cerâmica, apresenta esmero nos detalhes, transmitindo e inspirando delicadeza e contemplação. Confeccionada com saco de aniagem, a obra “Nossa Senhora Aparecida”, de Expedito, também chama atenção.

Madona, em óleo sobre tela e autoria de Nice Nascimento, 60 x 70 cm (1978)

Outro destaque desta edição da mostra é a pintura de Nice Nascimento Avanza, “Madona” (60 x 70 cm), feita em óleo sobre tela e datada de 1978. Essa artista plástica capixaba (1938-1999) tornou-se reconhecida internacionalmente por sua arte primitivista e pela temática relacionada ao cacau marcadamente presente em suas obras. Autoditada, Nice não se preocupava com o discurso erudito em seus trabalhos. A artista buscava captar elementos do seu entorno e os transformava em arte plástica. Cenas religiosas e do dia a dia no campo aparecem muito em suas obras. Dessa forma, figuras do catolicismo são retratadas, algumas delas com elementos que não correspondem às representações tradicionais.

A mostra teve início na última terça-feira (3) e segue até o final do mês, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e recomendada a utilização de máscara no local. A mostra terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Visitação

Visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, alguns protocolos que permitam a manutenção da segurança de todos deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

 

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.