Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura abre a exposição Convergência – Inquietude da Alma, de Fernando Priamo, no dia 19

Fotógrafo e artista visual, Fernando Priamo apresenta seu olhar singular sobre o mundo e a arte na mostra Convergência – Inquietude da Alma, cuja abertura acontece na próxima terça-feira, às 19h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Nessa exposição, os visitantes poderão conhecer recortes de três vertentes do trabalho do artista juiz-forano de ascendência italiana.

Foto da obra

Urban Art -Blessing Chris

O primeiro desses recortes é “Urban Art – Pintores”, em que Fernando Priamo reúne alguns trabalhos que exemplificam a técnica diferenciada de fotografia que começou a desenvolver em 2010, hoje considerada única no campo das artes visuais. Ela é resultado de um processo criativo muitas vezes lento e intenso, que envolve observação, estudo, emoção e criatividade na execução de experimentações com sobreposições de imagens.

Nesse recorte, Priamo apresenta releituras de obras de grandes mestres da pintura, como Caravaggio, um dos grandes a que admira e em quem se inspira para realizar suas próprias composições. Dramaticidade, cor, jogo de luz e sombra, inquietação – são todos aspectos manipulados com virtuosismo pelos pintores do passado, que o artista contemporâneo procura emular em suas próprias “telas” com os recursos de seu equipamento fotográfico e o seu próprio talento para capturar o fugaz, desconstruir e recriar imagens.

A originalidade alcançada por Fernando Priamo e a qualidade de seu trabalho começam a ser reconhecidas no exterior, com oportunidades como a apresentação de uma seleção de suas obras na 1340Gallery, na Holanda. Em seu próprio país, o fotógrafo chamou a atenção de Marcelo Neves, marchand que mantém uma importante galeria de arte em  São Paulo, onde foi convidado a expor.

Foto da obra

Pompei 79 d.C

O segundo recorte apresentado em Convergência – Inquietude da Alma é o chamado “Pompeia 79 d.C”, que reúne oito obras que focalizam as ruínas dessa antiga cidade romana, atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C, atualmente um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Fernando Priamo tem seu olhar especialmente direcionado para os belíssimos afrescos que ornamentavam vários edifícios e residências da cidade, muitos deles ainda muito bem preservados.

As mulheres de Florença e suas bicicletas

O terceiro recorte da exposição é As Mulheres de Florença e suas bicicletas, uma seleção de fotografias em preto & branco em que Fernando Priamo, assumindo o papel do documentarista, registra flagrantes do cotidiano em Florença, na Itália, com foco específico para as garotas italianas em movimento pelas velhas ruas da cidade renascentista em suas bicicletas.

Além desses três projetos fotográficos, Convergência – Inquietude da Alma reserva ainda uma “obra surpresa” para seus visitantes. A mostra permanecerá em cartaz na Galeria do Forum da Cultura de 19 a 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Os visitantes deverão apresentar passaporte vacinal em dia.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Visitação

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850