Fechar menu lateral

Forum da Cultura recebe “Celebração Modernista”, mostra do Grupo Divulgação

Há cem anos, em 1922, acontecia a Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo. A manifestação coletiva, que visava a romper com o academicismo e o tradicionalismo predominantes no país desde o século XIX, para criar, conscientemente, uma arte brasileira autônoma, é considerada o marco inicial do modernismo no Brasil. Em comemoração ao centenário da Semana, o Forum da Cultura recebe, a partir de hoje, 22, a mostra “Celebração Modernista”, que focaliza a produção modernista de dramaturgia.

Registro fotográfico da peça

“O Rei da Vela”, peça teatral realizada pelo Grupo Divulgação, em 1982, no Forum da Cultura

Os três dias do evento de 1922 reuniram artistas das mais diversas áreas, entre elas, pintura, escultura, arquitetura, música e dança. No entanto, como ressalta o diretor do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, o teatro ficou de fora da semana, “mas de certa forma, ele foi representado pela poesia de Manuel Bandeira, ‘Os sapos’, na segunda noite, que foi a mais sugestiva e bagunçada que se conseguiu com vaias e gritos”, pontua o professor.

Mais tarde, com o lançamento do Manifesto Pau-Brasil, que pretendia promover uma literatura vinculada à realidade brasileira, e o Movimento Antropofágico que, na mesma linha, buscava “engolir” as influências estrangeiras e enxergar como era o Brasil dentro delas para desenvolver uma cultura que tivesse a ver com o país, o escritor Oswald de Andrade, responsável pelo Manifesto, escreve, na década de 1930, peças que refletem a Semana de Arte Moderna e as mudanças trazidas por ela.

Buscando valorizar as origens e história brasileiras, tendo visão crítica da realidade, além de romper com os paradigmas teatrais burgueses, Oswald de Andrade contribui com o teatro nacional através das peças “O Homem e o Cavalo” (1934), “O Rei da Vela” (1937) e “A Morta” (1937).

A mostra

Cartaz da peça “A morta”, realizada em 1972, na inauguração do Forum da Cultura

Em 1972, o teatro do Forum da Cultura foi inaugurado com a peça “A Morta”, de Oswald de Andrade, apresentada pelo Centro de Estudos Teatrais Grupo Divulgação. Mais tarde, quando a Semana de Arte Moderna completou 60 anos, o grupo exibiu o espetáculo “O Rei da Vela” e, posteriormente, “O Homem e o Cavalo”. José Luiz Ribeiro conta que em “Celebração Modernista” será possível conferir registros das históricas apresentações das obras do escritor modernista: “As três peças memoráveis estarão presentes na exposição, através de fotos e levantamentos de como o modernismo chega ao teatro e como o Divulgação consegue realizar esse resgate.”

A mostra contará com fotos que narram a história do grupo, refletindo sua relação com o modernismo ao longo de sua trajetória; programas das peças, com informações sobre os espetáculos, datas e horários em que aconteceram, os principais atores e atrizes que compuseram os elencos; além de obras performáticas.

Registro fotográfico do espetáculo

Espetáculo “A Morta”, realizado pelo Grupo Divulgação, em 1972, no teatro do Forum da Cultura

“Estamos usando objetos do teatro para realizar a teatralização do projeto ‘Celebração Modernista’, como por exemplo, o sapo feito em papel machê”, conta o professor, sobre a obra que resgata a poesia de Manuel Bandeira.

A abertura acontece no dia 22 de março (terça-feira), às 14 horas. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 01 de abril. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e o uso de máscara durante toda a permanência no local.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra.

Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a Galeria de Arte do Forum da Cultura foi muito utilizada pelas promoções do circuito cultural das IFES mineiras. Importantes nomes da pintura do estado e da cidade tiveram suas obras expostas no local, que recebe jovens artistas e profissionais já consagrados, assim como coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Visitação

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • uso obrigatório de máscara;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850, a fim de evitar filas e/ou aglomerações. Em casos de grupos, o agendamento é necessário;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • manter o distanciamento físico de, no mínimo, 1 metro;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

 

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850