Fechar menu lateral

Forum da Cultura apresenta “Água de beber”, nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

Foto da obra

Moringa antropomorfa – Cerâmica – Autoria de Pedra Gomes Barbosa – Turmalina (MG)

Com a aproximação do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e a importância da reflexão sobre a relação do ser humano com esse recurso natural indispensável à vida no planeta, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, apresenta sua nova exposição, “Água de beber”. Aberta na última terça-feira (8), a mostra expõe utensílios como bilhas, moringas, jarros, botijas, cálices e cantil, peças pertencentes ao acervo do Museu, que narram histórias, costumes e tradições populares. 

As obras expostas possuem como matérias-primas a cerâmica e a porcelana, conhecidas pela capacidade de preservarem a água em seu interior sempre fresca. As peças são oriundas de diferentes locais do Brasil, dentre eles, Turmalina, Monte Sião e Teófilo (MG), Vale do Paraíba e Cunha (SP) e Guarapari (ES), além de uma obra originária de Portugal. 

Destaca-se na exposição a cerâmica do Vale do Jequitinhonha, região mineira que abriga o município de Turmalina. As peças feitas em barro e os saberes que as envolvem fazem parte do patrimônio cultural de Minas Gerais. O projeto de tombamento foi iniciado em 2018, reconhecendo e evidenciando a importância dessas obras, além de fomentar sua proteção por parte do Estado. 

Foto da obra

Botija para água – Cerâmica – Guarapari (ES)

Transmitindo os valores oriundos da cultura do povo e território, as moringas estão entre as formas tradicionais mais representadas na produção utilitária do Vale, sendo as primeiras no Brasil a ultrapassar a função inicial de transportar a água, mantendo-a fresca.  Na escultura das moringas produzidas na região se encontram exemplares das chamadas moringas antropomorfas (que se assemelham à forma humana) e zoomorfas (que representam animais). 

Reconhecidas como uma das mais valiosas expressões de arte popular mineira, as figuras de cerâmica produzidas no Vale do Jequitinhonha são, hoje, referência internacional do artesanato brasileiro. As formas elaboradas apresentam desde figuras que habitam o universo diário do ceramista, como é o caso das famosas bonecas do Vale e animais como galinhas, vaca e pássaros, até representações provenientes do imaginário e de lendas locais. Na exposição é possível, por exemplo, conferir uma moringa antropomorfa que possui três cabeças. 

A mostra permanece em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF até o dia 01 de abril, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e o uso de máscara durante toda a permanência no local. A mostra terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.  

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973 , sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem começou no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, que mais tarde receberia o nome de “Museu de Cultura Popular”.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Visitação

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • uso obrigatório de máscara;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850, a fim de evitar filas e/ou aglomerações. Em casos de grupos, o agendamento é necessário;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • manter o distanciamento físico de, no mínimo, 1,5m;
  • número máximo de 4 pessoas por vez dentro da área expositiva para garantir o distanciamento físico;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850