Fechar menu lateral

Inscrições abertas para bolsa de Treinamento Profissional no Museu de Cultura Popular da UFJF

Foto de uma pessoa com um notebook. Na tela aparece uma peça do Museu de Cultura Popular junto com o escrito "Seleção de Bolsista Museu de Cultura Popular". Na parte de cima da imagem aparece o escrito "Fique ligado" e na parte de baixo, os logos da Pró-Reitoria de Cultura e do Forum da CulturaEstão abertas as inscrições para o processo de seleção para o Programa de Treinamento Profissional de Gestão – TPG no Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Será oferecida uma vaga para bolsista, com a duração máxima de dois semestres letivos, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período.

Podem inscrever-se alunos dos cursos de Jornalismo, História, Turismo e Artes e Design, com disponibilidade de 12 horas semanais, e que apresentem Histórico Escolar e currículo. No projeto, serão desenvolvidas as seguintes atividades: apoio na planificação e montagem das mostras presenciais e on-line; organização e tabulação de peças; pesquisa temática; visitas mediadas; e higienização das peças do acervo.

As inscrições vão até às 18h do dia 06/06/2021, sendo realizadas através de formulário eletrônico. A divulgação do resultado da primeira etapa acontece às 18h do dia 07/06/2021, no site do Forum da Cultura. No dia 08/06/2021 será feita a convocação, através do site do Forum da Cultura e do endereço de e-mail do candidato, para a segunda etapa do processo. As entrevistas vão começar às 10h do dia 09/06/2021, se estendendo até às 18h do dia 10/06/2021, sendo realizadas em sala virtual, através do Google Meet. 

Acesse o edital.

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.