Fechar menu lateral

Forum da Cultura apresenta exposição on-line “Cultura Indígena”

Com a proximidade do dia 19 de abril, data instituída no país para que a contribuição indígena na formação da cultura brasileira fosse recordada e celebrada, o Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora realiza, durante todo o corrente mês, a mostra “Cultura Indígena”. A data é propícia para uma reflexão sobre a vivência dos povos indígenas na atual conjuntura política brasileira, levantando debates sobre a arte e cultura tribais que carregamos em nossa bagagem.  

Parto indígena -Cerâmica – Ilha de Marajó – PA

Buscando valorizar e representar diferentes etnias indígenas brasileiras, a exposição reúne peças confeccionadas por diferentes tribos, oferecendo um passeio pelas tradições e costumes de comunidades indígenas que fizeram e fazem parte da cultura do país. Através de instrumentos utilizados no dia a dia, como lança, faca e machado de pedra, o público poderá conferir um pouco da história dos índios mineiros, como é o caso dos Maxakali, que vivem em aldeias no Vale do Jequitinhonha, região Nordeste do estado, e dos Krenak, tribo que reside no Leste. 

Outro destaque são as bonecas Karajá (ritxòkòs), originárias do Mato Grosso e da Ilha de Marajó (PA), que condensam e expressam importantes aspectos da identidade dos Karajá. Feitas em cerâmica, possuem formas geométricas e cores vibrantes e reproduzem o ordenamento sociocultural e familiar da etnia, sendo importantes instrumentos de socialização das crianças que, ao brincar, se veem nesses objetos e aprendem a ser Karajá. Uma das representações das ritxòkòs presentes na mostra é a de uma índia em trabalho de parto, ajudada por duas parteiras.  

Lança Krenak -Madeira, fibras e penas – Indígena – Maxakali – MG

Entre os objetos feitos em cerâmica, há uma réplica, em miniatura, oriunda do Amazonas, reproduzindo uma urna funerária antropomorfa (com figura humana), que mostra características das cerimônias de sepultamento de algumas populações indígenas da região. Há, ainda, obras de cestaria e trançados de povos indígenas do Mato Grosso, Rio de Janeiro e Amazonas feitas para diferentes finalidades. 

A exposição “Cultura Indígena” tem início nesta segunda-feira, 5, e seguirá até o dia 30 de abril, sendo inteiramente virtual. Desta forma, o público poderá acompanhar a mostra através das redes sociais do Forum da Cultura, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 12h. As peças expostas fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF. 

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular, instalado no Forum da Cultura, possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

 

Onde acompanhar a programação:

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf