Fechar menu lateral

“Esperança” e “31 presépios” anunciam o Natal no Forum da Cultura

Fachada do Forum da Cultura da UFJF (Vista diurna).

Quem passa pela Rua Santo Antônio, em frente ao casarão centenário do Forum da Cultura da UFJF, se depara com decoração especial que anuncia a chegada do período do Natal. Composta por guirlandas, flores vermelhas, fitas, ramos verdes e detalhes dourados, unidos à riqueza arquitetônica do espaço cultural, a decoração desse ano recebeu o nome de “Esperança”, como uma forma de lembrar a perspectiva de dias melhores, transmitindo uma mensagem de alegria e de positividade para o novo ano que se aproxima.

Vista noturna da fachada do Forum da Cultura da UFJF.

A decoração especial de Natal, que começou a ser realizada no ano passado com excelente resposta do público – especialmente as crianças, que enxergam no velho casarão decorado uma espécie de casa de brinquedos – atrai olhares de vizinhos e de quem passa pelo local, sendo fotografar o espaço um programa para quem visita a cidade nesta época.

Ainda para celebrar essa data, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, irá realizar a tradicional mostra “Presépios”. Em sua 32ª edição, a exposição, desta vez, será inteiramente virtual e poderá ser acompanhada pelo público através dos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

31 Presépios 

Nesse ano, a mostra, que faz parte do calendário de atividades do museu, contará com 31 presépios que serão expostos diariamente, sempre ao meio-dia, durante os 31 dias do mês de dezembro.

A exposição reúne uma diversidade de obras de artesãos brasileiros e estrangeiros, que, através de múltiplas técnicas e materiais, representam o nascimento do menino Jesus, traduzindo, em forma de arte, esse momento de fé e devoção da narrativa cristã.  As obras de “Presépios” são confeccionadas em cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aniagem, conchas, entre outros materiais. O público poderá conferir ainda presépios feitos com bolinhas de gude e rocha vulcânica, dentre outros.

São presépios que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores. Além das peças vindas de diversas regiões do Brasil, o acervo conta com trabalhos oriundos de países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola.

 

Tradição 

Presépio feito com massa de pão – Autoria ignorada – Originário do Equador.

Os presépios retratam o nascimento do menino Jesus numa humilde manjedoura, em Belém, e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, com figuras vivas para celebrar e rememorar a esperança da chegada do menino Jesus.

Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis e até nas decorações natalinas de centros comerciais. Tornou-se assim um tradicional ritual de fé e devoção e marco significativo nas comemorações de fim de ano, extrapolando elos religiosos, muitas vezes convertendo-se em uma peça decorativa desse período, que remete a lembranças positivas.

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

 

Onde acompanhar a programação:

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf