Fechar menu lateral

Forum da Cultura tem programação especial no mês da Consciência Negra

Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, escolhida como referência a um dos maiores líderes antiescravagismo no país, Zumbi dos Palmares, propõe reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro. Como uma forma de lembrar a importância de valorizar toda a riqueza cultural, os costumes e as tradições trazidos pelos ancestrais africanos trazidos ao Brasil, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, preparou uma programação especial para todo o mês de novembro: a mostra Mitologia Yorùbá.

Omulu – Autor: Cícero José – Material: Cerâmica pintada – Caruaru – PE (Acervo do Museu de Cultura Popular)

Composta inteiramente por peças do acervo do museu, a exposição propõe revisitar a mitologia Yorùbá a partir de peças artesanais originárias de Bahia, Pernambuco e Juiz de Fora. Feitas com materiais variados, predominando a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, essas obras, de tamanhos que variam entre sete e 43 centímetros, representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé.

Oxóssi – Autoria ignorada – Material Cerâmica pintada – Juiz de Fora – MG (Acervo do Museu de Cultura Popular)

A mitologia Yorùbá é baseada na vida em harmonia e em comunidade. Não há separação entre homens e animais, que inclusive agem como humanos. A solidariedade e a prosperidade vêm do trabalho no campo. Também é importante o culto à ancestralidade, por isso louva-se a continuidade da vida, por meio da figura feminina. Nessa mitologia, os humanos também vieram do barro. Como nos mitos gregos, divindades e mortais são igualmente suscetíveis às incertezas. Não existe o “mal”, mas existem consequências para aqueles que desequilibram a harmonia. Olorum, o ser supremo, governava o Orun (que equivale ao céu), enquanto Olokun é a grande mãe e guardiã das memórias ancestrais.

A mostra será inteiramente virtual e poderá ser acompanhada através dos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook. Os conteúdos começam a ser postados na terça-feira, 3. A partir de então, as publicações serão feitas às segundas, quartas e sextas, às 12h. A programação vai até o dia 30 de novembro.

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

 

Onde acompanhar a programação:

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf