Fechar menu lateral

Forum da Cultura celebra mês do folclore

Identidade visual do projeto "Mês do Folclore no Forum".

A programação contará com publicações on-line apresentando peças do Museu de Cultura Popular e abordando curiosidades, lendas, danças e brincadeiras.

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. A data celebra a importância destas manifestações, como um conjunto de costumes, crenças, lendas, contos, brincadeiras e conhecimentos que caracterizam um povo. Pensando nisso, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, preparou uma programação especial para todo o mês de agosto, com publicações que resgatam histórias, curiosidades, danças e brincadeiras, além de tutoriais de dobraduras em papel para construir personagens folclóricos. 

Os conteúdos começam a ser postados esta semana no Instagram e Facebook do Forum da Cultura. Para as primeiras publicações on-line, a proposta é um resgate do significado do folclore, abordando origens e características. O desafio ficará por conta dos “trava-línguas”, parte marcante do folclore brasileiro, que aparece como divertida manifestação da cultura oral popular, transmitida de geração em geração.

Peça “Bumba-meu-boi”, feita de diversos materiais e originária de São Luís (MA). Faz parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF.

A segunda semana, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de agosto, mergulhará no universo das danças folclóricas brasileiras, apresentando informações e peças do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF. 

Fechando a programação, na terceira semana, a partir de 24 de agosto, serão apresentadas as principais lendas do folclore brasileiro, ressaltando a influência das culturas  indígena, africana e europeia. Esse ano, as publicações trazem também uma novidade: tutoriais que irão ensinar o passo a passo de como construir personagens conhecidos da cultura popular, como Boitatá, Curupira, Saci-Pererê e Boto Cor-de-rosa, através da dobradura de papel. A programação vai até o dia 28 de agosto.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e fornecendo espaço para que artistas iniciantes e consagrados divulguem seus trabalhos. 

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

 

Onde acompanhar o projeto:

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf