Fechar menu lateral

Forum da Cultura celebra 48 anos de história

 

Foto da fachada de frente do Forum da Cultura da UFJF

Artes plásticas, espetáculos teatrais, difusão de cultura popular, literatura e música! O mês de julho marca o aniversário de um espaço que, há mais de quatro décadas, abriga cultura, arte e memória. Inaugurado em 30 de julho 1972 pelo reitor Prof. Gilson Salomão, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abrange e leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, além de fornecer um espaço para que artistas iniciantes e consagrados divulguem seus trabalhos.

Neste ano, as comemorações do aniversário deste espaço cultural prestigiado pelo público juiz-forano e de fora incluem a inauguração de um novo site, o lançamento do projeto “Histórias do Forum” e encontros musicais on-line.

O novo site do Forum da Cultura está previsto para ir ao ar no dia 30 de julho, data da inauguração do espaço, com uma nova forma de apresentar as notícias e informações, ampliando o acesso ao conteúdo audiovisual e as possibilidades de publicação de todo tipo de material e contato com os usuários. Além do aprimoramento estético, a principal característica do novo modelo é a de permitir uma maior acessibilidade.

 

Logo do Projeto "Histórias do Forum"

Histórias do Forum

Qual era a cena cultural juiz-forana e nacional quando o Forum da Cultura começou a funcionar? Como foi a cerimônia de inauguração? Perguntas como estas serão respondidas através do projeto de aniversário “Histórias do Forum”. A iniciativa propõe uma retrospectiva de acontecimentos deste período em um conjunto de publicações que podem ser conferidas nas páginas do Instagram e do Facebook do Forum da Cultura. São marcos históricos e memórias cheias de afeto, de momentos que deixaram saudade.

 

 

Encontros Musicais On-line

Foto do interior do Forum da Cultura

Como parte das celebrações de aniversário, durante todo o mês de julho vão acontecer Encontros Musicais compondo uma série de pequenos filmes produzida especialmente para a ocasião, reunindo artistas que se apresentam individualmente em suas casas e se unem em concertos no espaço virtual.

O primeiro clipe da série foi postado na última sexta-feira (03) e reúne os talentos da soprano Michelle Flores e da pianista Juliana Costa na apresentação da ária “Je veux vivre” (Eu quero viver), da Ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod. A obra relembra a história de ódio entre famílias e de um amor entre dois jovens que ultrapassa este ódio. Uma história que sobreviveu por séculos, sendo contada de diferentes formas e com várias leituras distintas.

Michelle afirma que poder realizar uma atividade artística, mesmo que de forma remota, para homenagear o Forum da Cultura é gratificante. “É sempre um imenso prazer participar de qualquer evento relacionado ao Forum da Cultura, que, desde o fim do ano passado, se tornou minha ‘casa’, o local em que passava boa parte do meu dia trabalhando.”

Para Juliana, que também se apresentará ao lado de seu marido, o maestro Guilherme Oliveira, e da cantora Ana Sukita, é sempre uma alegria participar das atividades do Forum. “Para mim e também para meu marido é um lugar especial. Guilherme foi regente do Coral da UFJF, e eu cantei neste grupo. O Forum era um lugar que frequentávamos assiduamente. Homenagear este lugar com música é uma honra.”

Ana Sukita, que se apresentará ao lado de Juliana, conta que o Forum da Cultura esteve presente em sua história desde a infância. “Minha mãe sempre me levava para ver as exposições do Museu ou as peças do Grupo Divulgação quando criança. Depois entrei no Coral da UFJF com quem cantei por mais de dez anos, ensaiando sempre no Forum. Essa casa faz parte da história da minha vida assim como faz parte da história da cidade. Por isso, poder homenageá-la em seu aniversário é, sem dúvidas, uma honra”. A cantora e a pianista interpretarão a peça “Cabocla Malvada”, de Waldemar Henrique.

 

O Poder da ArteFoto da Galeria de Arte do Forum da Cultura

No aniversário do Forum da Cultura, como não homenagear a arte? O tenor Alexandre Pereira e o pianista Marcus Medeiros apresentarão “An Die Musik”, de Franz Schubert. A obra alemã fala de como a música e a arte em geral transportam as pessoas para um mundo melhor. Alexandre, que também realizará uma apresentação em quinteto ao lado de Luane Voigan, Thalison Rodrigues, Ladislau Brun e João Paulo Faria, conta que o Forum da Cultura o colocou em contato com diversas artes, entre elas o teatro e o Coro da UFJF. “É um espaço, onde o próprio nome já diz, que abriga cultura”. A soprano Luane Voigan destaca que “o Forum representa e ocupa uma posição muito importante para a cidade no que se refere a difusão de arte, cultura, e na formação e interação do público com os artistas e com as diversas manifestações artísticas que ele abarca”.

Os Encontros Musicais também contarão com uma apresentação inteiramente instrumental da música original para piano “La fille aux cheveux de lin” (A garota com cabelo de linho), do compositor Claude Debussy. O violinista Frederico Grunewald e a flautista Janice Vallo apresentarão um arranjo para flauta e violão. Frederico, que também é especialista em musicoterapia, destaca o poder que a música tem de curar, de tirar o foco de doenças e de melhorar situações e quadros clínicos de ansiedade e depressão.

Outra função da arte é atuar como instrumento na preservação de histórias e memórias. Victor Cassemiro e Tamara Medeiros interpretarão a peça “Sancta Maria”, uma adaptação vocal do Intermezzo da Ópera “Cavalleria Rusticana”, composta por Pietro Mascagni. Tamara e Victor contam que “a peça faz parte da história do Cine Theatro Central, onde, nas primeiras décadas de sua inauguração, a música (instrumental) era executada como prefixo das elegantes sessões de cinema”. O casal também ressalta a importância do projeto “Encontros Musicais” no cenário atual. “Achamos a concepção do projeto maravilhosa e muito importante no cenário atual, onde não podemos mostrar nosso trabalho e fazer nossas apresentações com o público de forma presencial.”

A cantora Tâmara Lorenzetto e o jovem pianista Thiago Ouchi presentearão o público com a interpretação de Invocazione “Re dell’abisso affrettati”, primeiro ato da famosa ópera “Un ballo in maschera”, do compositor italiano Giuseppe Verdi. A obra, com texto de Antonio Somma, é baseada no drama francês Gustave III.

Tâmara diz se sentir extremamente honrada por participar da comemoração de aniversário do Forum da Cultura. “Primeiro como artista, por poder contribuir de alguma forma com a minha arte, com a minha música, e, depois, porque o Forum, assim como todas as instituições que dão suporte à música e à arte em todas as suas formas, merece, não só que a gente comemore cada um de seus anos de existência, como também precisa ser valorizado, reconhecido e preservado, pois é ferramenta de transformação da sociedade.”

Finalizando os Encontros Musicais, o barítono Elmir Santos interpretará, ao lado do pianista Thalison Rodrigues, música de um premiado compositor brasileiro que promete emocionar o público. Uma surpresa muito especial e à altura das comemorações.

 

Sobre os artistas

 

Foto de Alexandre PereiraAlexandre Pereira iniciou seus estudos musicais no ano 2000 como coralista, e, em 2006, como cantor solista. Seus trabalhos mais recentes incluem o concerto de encerramento do XVIII Festival Pró-Musica (julho de 2017), com as obras “Lamento della Ninfa” e “Il ballo delle Ingrate”, ambas de Claudio Monteverdi (direção de Henrique Passini). Em julho de 2018 interpretou o personagem Titiro na Zarzuela “Vendado és amor, no és ciego”, de José de Nebra (direção de Henrique Passini), e em dezembro desse ano interpretou o protagonista Eneas, da ópera “Dido e Eneas”, de Henry Purcell. O cantor também já atuou em projetos de Teatro Musical com o “Grupo Quem Sou Eu” e com o núcleo de dança “Corpus”,  projeto “Operando”, sob regência de Victor Cassemiro, além de importantes projetos de música popular, como o show “Eles e a Marrom”, com Marcus Amaral, e a “Radionovela: Olhar de Paixão”, com Taysa Ferreira. Sempre busca aprimorar seus estudos em técnica e repertório, seja no estilo erudito, seja no popular. Atualmente, cursa o bacharelado em Música na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação da soprano Taís Víera.

 

Foto de Ana SukitaAna Sukita é graduada em Canto popular pela BITUCA – Universidade de Música Popular – Grupo Ponto de Partida – Barbacena (MG). Bacharela em Música com Habilitação em Canto – Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora de técnicas vocais desde 2006 em escolas de Juiz de Fora (MG). De 2006 a 2015 trabalhou na EMATECH – Escola de Música, Arte e Tecnologia. Trabalhou na Casa de Cultura Estação Palco de 2009 a 2017. Trabalha na Associação Propagadora da Música (Pró-Música) desde 2013. Teve experiência como Regerente, regente auxiliar e preparadora do Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora de 2015 a 2017.

 

Foto de Elmir Santos

 

Elmir Santos é o primeiro barítono negro formado em canto lírico no curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o curso, o cantor passou a fazer parte do Coral da UFJF, grupo sediado no Forum da Cultura. Estudou violino e chegou a se formar também em piano no conservatório. Mas a paixão de verdade sempre foi o canto. Em 2007, passou a frequentar o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena. Atualmente é vocalista da banda Zé do Black, com repertório voltado para a black music e dá aulas de canto e preparação vocal.

 

 

Foto de Frederico Grünewald

Frederico Grünewald é mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020), na linha de Ensino das Práticas Musicais, orientado pelo Dr. Nicolas de Souza Barros. Seu livro-produto – O legado de Othon da Rocha Neves à pedagogia do violão na Zona da Mata mineira: antologia de obras e biografia – foi aprovado (cum laude), por ser considerado particularmente relevante e original à comunidade acadêmica e ao meio profissional. Frederico Grunewald também é licenciado em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2017); especialista em musicoterapia (lato sensu) pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2016) e bacharel em música (violão) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), pela classe do professor Dr. Luis Leite. Grunewald já lecionou violão na Escola de Música do Santa Catarina (Juiz de Fora/MG) e atualmente é professor de violão do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (Juiz de Fora/MG). Integrou o duo de violão e canto com a soprano Luane Voigan e ganhou concursos de música como Souza-Lima, em 2012, e o Jovem Músico BDMG (2012 e 2014). Sua área de atuação é em ensino do violão solo e em grupo, performance e arranjo.

 

Foto de Guilherme Oliveira e Juliana CostaGuilherme Oliveira é graduado em Música – habilitação em Canto pela Universidade Federal de Ouro Preto. O baixo Guilherme Augusto de Oliveira desenvolve um extenso trabalho como professor de técnica vocal, musicalização, solista e regente. Esteve sob orientação de mestres como Amim Feres (MG), Eliane Sampaio (RJ), Andrea Adour (UFOP), Nadja Daltro (RJ), Urbano Lima (UFOP), Francisco Campos (SP), Nicolau de Figueiredo (SP). Esteve a frente do Coral da UFJF e do Coral e Camerata Pró-Música. Atualmente é maestro e professor no Colégio dos Jesuítas.

Juliana Costa é licenciada em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolveu diversos trabalhos como pianista acompanhadora/bolsista da Classe de Canto sob orientação dos professores Paulo Campos, Urbano Lima e Andrea Albuquerque Adour da Câmara. Atuou como pianista acompanhadora junto aos coros: Coral Canarinhos de Itabirito, Coral Pró-Música, Coral da UFJF, Coro Acadêmico da UFJF e também solistas cantores e instrumentistas. Desde 2014, integra o quadro técnico administrativo da Universidade Federal de Juiz de Fora no cargo de Música, dentro do Departamento de Música da UFJF.

 

Foto de Janice Valho

Janice Vallo possui pós graduação em Educação Musical através da Universidade Cândido Mendes e graduação em Licenciatura em Música (habilitação – Flauta Transversa) pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ (2012). Professora de educação musical da educação infantil ao 1anos e instrutora de música da Associação Congregação de Santa Catarina de Juiz de Fora (ACSC), de 2004 a atual; 2008 a atual. Em 2018 trabalhou como professora de música da Escola Municipal Jardim de Alá.

 

 

Foto de João Paulo FariaJoão Paulo Faria é um violinista juiz-forano, bacharel em Violino pela UFJF, licenciado em Música, e especialista em Educação Musical e Ensino das Artes. Começou sua vida musical aos 7 anos de idade, quando se preparava para entrar no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, onde foi iniciado em vários instrumentos e se formou técnico em piano. Paralelo ao curso de piano, começou o estudo de violino no Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora. Nesse período participou de grupos musicais como a Orquestra Mário Vieira e a Orquestra de Violões, do Conservatório, e a Orquestra Escola e a Camerata Jovem, essas, do Centro Cultural Pró-Música. Atuou nos dois principais grupos orquestrais dessa mesma entidade, a Orquestra Sinfônica e a Orquestra de Câmara PróMúsica, ambas sob a regência do renomado maestro e músico Nelson Nilo Hack. Participou de 14 edições do “Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”, onde teve aulas com ilustres professores, como Edson Queiroz, Leonardo Lacerda, Paulo Bosísio, Mariana Salles e, também maestros, como Sérgio Dias, José Ademar Rocha e Nerisa Aldrighi. Participou da 20º edição do “Festivals Européens d’Orchestres de Jeunes” – “Eurochestries”, ocorrido na França em 2009, onde atuou junto com músicos e regentes de alto nível da Europa e Ásia. Hoje, além de atuar como violinista e violista permanente no Quarteto de Cordas Harmonia4, também é Professor titular de Violino no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano em Juiz de Fora e chefe do naipe de segundos violinos da Orquestra Juiz de Fora.

 

Ladislau Brun iniciou seus estudos de violino aos 10 anos de idade no Conservatório de Música Haidée França Foto de Ladislau BrunAmericano em Juiz de Fora.Aos 15 anos iniciou seus estudos de violino com o Professor Vitor Dutra no Centro Cultural Pró-Música no projeto “Ação social através da música”. Formou-se aos 22 anos, bacharel em violino pela UFMG em Belo Horizonte na classe do Professor Edson Queiroz de Andrade. É pós-graduado em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Participou como aluno em Master Classes de violino aplicados pelos professores e violinistas: Paulo Bosísio, Ayrton Pinto, Elisa Fukuda, Marcello Guerchfeld, Sergei Kravchenko, Bernard Zinck, Fredi Gerling, Taiping Wang, Carla Rincon, Theodora Geraets, Gianmaria Melis. Em 2005, aos 24 anos de idade, foi aprovado no concurso Público para violino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília/DF. Trabalhou como docente de violino no Centro Cultural Pró-Música em Juiz de Fora de 1999 a 2009. Em 2008 foi professor substituto nos cursos de violino, música de Câmara na UFSJ em São João del Rei, e no curso de violino na UFJF em Juiz de Fora. Atuou como professor de violino e viola do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga nos anos de 2008 a 2010. Atuou como solista junto a orquestra de Câmara do Centro cultural Pró-música em Juiz de Fora-MG e junto a orquestra de câmara do Conservatório Brasileiro de música do Rio de Janeiro. Participou de gravações de cds do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e música Antiga de Juiz de Fora. Atuou como violinista convidado junto à OFES (Orquestra Filarmônica Do Espirito Santo) nos anos de 2009 e 2010, na Série “Concertos Sinfônicos”, Série “Quarta Clássica” e “Ópera” das Temporadas. Ao final do ano de 2010 e início de 2011 atuou como violinista contratado Junto a orquestra do teatro municipal do Rio de Janeiro. Em abril de 2011 passou a integrar o cargo de violinista, aprovado em concurso público para a Orquestra Sinfônica Nacional OSN-UFF em Niterói-RJ, aonde atuou até outubro de 2017. Se apresentou como músico integrante de orquestra em musicais da cantora e atriz renomada Bibi Ferreira durante três temporadas no Rio de Janeiro. Gravações de Cds junto a OSN-UFF (orquestra Sinfônica Nacional), Ivete Sangalo, Elomar e outros. Gravações de áudios para o programa de TV “The Voice Kids” e a novela “Haja Coração”, apresentados pela Rede Globo de TV. Em agosto de 2019, participou do Festival de verão na Itália em Giardini Naxos na Sicilia, como aluno na classe do violinista Spalla da orquestra de Cagliari na Sardenha Gianmaria Melis. Atualmente dá continuidade ao aperfeiçoamento técnico violinístico junto ao Professor Doutor Edson Queiroz de Andrade na escola de música da UFMG em Belo Horizonte e integra o grupo de técnicos administrativos músicos no departamento de música da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG) em Juiz de Fora.

 

Foto de Luane VoiganLuane Voigan é doutoranda em Teoria e Prática da Interpretação pela UNIRIO, mestra em Música pela UFRJ e bacharel em Canto pela UFJF. Com o duo Voigan Grunewald, foi selecionada no concurso Jovem Musico BDMG, em 2012, e foi curadora da Série “Concertos na Filarmônica”. No campo operístico participou do VOE Ópera Estúdio e da Ópera O Diletante, de João Guilherme Ripper, em Vitória (ES). Também cantou em Il ballo delle ingrate, de Monteverdi, e na estreia moderna de Vendado es amor, non es ciego, de José de Nebra, em Juiz de Fora. Em 2019 participou do VIII Curso Internacional de Interpretación Vocal Barroca, em León, na Espanha e realizou concertos junto ao grupo Musica Figurata, com o qual desenvolve um trabalho de pesquisa em música antiga. No mesmo ano atuou como professora substituta de canto na graduação e licenciatura em Música da UFJF, onde participou da equipe de direção da Ópera Dido e Eneias de Purcell, através do projeto Orfeu, apresentada no Teatro Central de Juiz de Fora e no Museu Mariano Procópio. Luane já realizou e participou de diversos recitais e concertos e atualmente é cantora, professora e pesquisadora nos campos da performance e musicologia.

 

Foto de Marcus MedeirosMarcus Medeiros possui graduação em Música – Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – UFJF; e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. É presidente da Associação Brasileira de Educação Musical. Tem experiência na área de artes, com ênfase em educação musical, atuando, principalmente, nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação musical e educação musical escolar. Na área da musicologia e da performance musical, seus interesses de investigação são a canção brasileira e estudos relacionados ao piano.

 

Foto de Michelle FloresMichelle Flores é bacharela e licencianda em música – habilitação canto – pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e técnica em violão pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (C.E.M.F.H.A). Foi solista da orquestra de violões do C.E.M.F.H.A, como violonista e cantora solista, e foi também solista em coros que integrou. Dentre eles o “Coro Lírico Verdi” e “Coro Acadêmico da UFJF”. Participante de festivais de música desde o ano de 2009. No “Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga” e no “Festival Música nas Montanhas” foi solista nos anos de 2017, 2018 e 2019. Além de integrar o elenco das óperas – Il Ballo delle Ingrate; Vendado es amor, no es ciego; O empresário (participação) – e pocket óperas (Carmen e La Traviata). Há anos canta em recitais e concertos pela cidade de Juiz de Fora. Atualmente é Curadora Musical da UFJF e em 2019 ficou em 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da OAUFJF. Na música popular atua como cantora em casamentos, eventos, recepções e possui trabalhos como backing vocal.

 

Foto de Thalison RodriguesThalison Rodrigues é mestre e bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ, com licenciatura em Música pela Universidade Cândido Mendes. Estudou na classe da professora Drª Midori Maeshiro e cursou o Mestrado Profissional (PROMUS-UFRJ), onde desenvolveu um trabalho sobre o compositor Alexandre Schubert, que incluiu a gravação da integral de suas obras para piano solo, sendo orientado pela professora Drª Miriam Grosman. Foi premiado em diversos concursos nacionais de piano, nos quais se destacam o XII Concurso Cora Pavan Caparelli (2014), O Prêmio Estímulo Mozart (2007) e o Concurso Jovens Musicistas da Baixada Fluminense (2008). Participou de masterclasses com nomes do piano como Angela Cheng (Canadá), Clélia Iruzun (Brasil), Ricardo Piacentini (Itália), Tim Ovens (Alemanha), Mauricy Martin (Brasil), Geir Braaten (Noruega), Fabio Luz (Brasil), Michael Uhde e Marcus Stange (Alemanha). Já se apresentou como concertista e camerista em salas de concerto como a Sala Cecília Meireles, Sala Guiomar Novaes, Sala Alceo Bochino (Rádio Mec FM), Sala Villa-Lobos, Salão Leopoldo Miguéz, Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal e Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora (MG).Também trabalhou em musicais como pianista ensaiador e diretor musical, como em “Be careful, It’s my heart” com canções de Irving Berlin que originou o primeiro CD da sua carreira. Participou como pianista no CD “Paisagens Musicais: Obras brasileiras para trompete”, em parceria com o trompetista Thiago Vieira.

 

Foto de Tâmara LessaTâmara Lessa é cantora e graduanda em música pela UFJF. Trabalha há mais de vinte anos profissionalmente com música nas suas mais diversas formas. Gravou, produziu e arranjou vários artistas locais. De 2009 a 2014. como vocalista da banda Mithra, trouxe o Rock clássico em canções autorais e tributos. Atualmente coordena o projeto Orfeu, para o qual escreveu o musical “FINORIUM S/A, que foi apresentado no Auditório do IAD e no Teatro Carlos Magno, em julho e agosto. Recentemente, o Projeto Orfeu apresentou a Ópera Dido e Enéas, e Tâmara Lessa interpretou a Rainha Dido, em duas apresentações, uma no Teatro Central e outra no Museu Mariano Procópio.

 

Foto de Tamara Medeiros e Victor CassemiroTamara Medeiros possui graduação em Música – Canto pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Trompetista e Trompista na Orquestra Sinfônica Pró-Música. Trabalhou voluntariamente como regente do Coral Gakkai em Juiz de Fora. Foi bolsista e atuou como preparadora vocal no Projeto Coro Acadêmico da Universidade Juiz de Fora (2015-2018).

Victor Cassemiro possui graduação em Música – Piano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Atualmente é maestro da Associação Coral Cesama, coral Pró-Música-UFJF e do Coral da Igreja São Mateus, e regente das orquestras Sinfônica e Camerata Pró-Música. Maestro e diretor musical do Grupo Espressione. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em regência, piano e arranjo coral.

 


Foto de Thiago Miranda OuchiThiago Miranda Ouchi, nascido em maio de 2000, iniciou seus estudos ao piano por volta de 2014/2015, quando visitou a casa de sua tia em São Paulo, vislumbrando-se pelo instrumento. Porém, foi bem antes, com seus 10 anos de idade, nos Arautos do Evangelho, que aprendeu um pouco de teoria musical com o estudo da flauta doce. Em 2016, prestou a prova para ingresso no curso técnico em piano no Conservatório Estadual de Juiz de Fora, onde se graduou em 2019. Já em 2020, ministra aulas de piano na mesma instituição. Seus estudos eram até então autodidatas, com ressalvas à parte teórica, que teve a ajuda da cantora Tâmara Lessa. No ano de 2017, ingressou na Orquestra Sinfônica Mário Vieira (OSMV), da qual faz parte até hoje, apresentando-se no Cine-Theatro Central, Teatro Paschoal Carlos Magno, Som Aberto da UFJF, cidades vizinhas como Mar de Espanha, entre outros locais. Já fez apresentações com cantores como Rinaldo Viana e acompanhamento com o Beatles Forever. Em 2019, seu recital de formatura no Teatro Paschoal Carlos Magno contou com a presença do pianista inglês Daniel Roberts, onde, juntamente da OSMV, fez a estreia do Carnaval dos Animais, arranjo de Iain Farrington. Thiago teve aulas com professores como Lígia Moreno e Luiz Senise e, rotineiramente, tem participado em festivais como ouvinte e aluno. Seu repertório inclui peças de Liszt, Chopin, Rachmaninoff, Beethoven e muitos outros compositores.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura