Fechar menu lateral

Edital de Ocupação da Galeria de Arte

Como acontece todos os anos, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora lançou, em janeiro, o edital de ocupação da Galeria de Arte. O prazo final de inscrição era 20 de março, com as mostras iniciando em abril. Porém, devido à pandemia de Covid-19 o processo foi interrompido.

Tendo como linha básica o compromisso com a cultura popular, a produção artística da comunidade e a documentação memorial, o edital de Ocupação da Galeria de Arte tem como objetivo oferecer ampla oportunidade a artistas das mais diversas localidades, consagrados e iniciantes, para que estes divulguem seus trabalhos, sejam eles de quaisquer estilos e/ou técnicas. Os artistas podem participar em mostras individuais ou coletivas.

 

O que será feito?

As inscrições para o edital serão retomadas quando as atividades da UFJF forem normalizadas, com ampla divulgação do novo prazo. É importante destacar que as inscrições realizadas entre 13 janeiro e 20 de março de 2020 estão valendo e permanecem concorrendo.

Como participar?

Quando o edital for retomado, os artistas ou grupo de artistas interessados em concorrer devem apresentar currículo atualizado, ficha de inscrição preenchida, explicitando a proposta da mostra (relatar os objetivos pretendidos para a exposição em questão, quantas obras pretende expor, a categoria delas, se são inéditas ou não, as técnicas e as temáticas), com documentação fotográfica das obras (coloridas ou em cópias coloridas) e de outras produções. Além de memorial descritivo, termo de compromisso assinado, carta de anuência de todos os artistas expositores (no caso de coletiva) e declaração comprobatória de autoria das obras.

 

A Galeria de Arte

A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura da UFJF, instalada num local privilegiado do centro de Juiz de Fora, abriga produção eclética, recebendo um grande fluxo de público visitante nas 15 mostras realizadas, em média, por ano.

Criado em 1981, no reitorado de Márcio Leite Vaz, o espaço foi muito utilizado pelas promoções do circuito cultural das IFES mineiras. Importantes nomes da pintura de Minas e juiz-forana tiveram suas obras expostas no local.

Num espaço acolhedor, com iluminação adequada às obras de arte e efetiva integração ao antigo casarão, a galeria tem três linhas de ação: a primeira dedica-se ao resgate do trabalho de artistas juiz-foranos; a segunda abre espaço para artistas iniciantes; e a terceira volta-se para novas propostas.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura