Fechar menu lateral

Forum da Cultura faz arraial junino on-line

Arte gráfica ilustrativa de uma roda de quadrilha

As comemorações realizadas pelo Museu de Cultura Popular incluem postagens de receitas, tutoriais de decoração, brincadeiras, curiosidades e apresentação de peças do acervo. Ilustração: Equipe Forum da Cultura.

Pratos típicos, bandeirinhas, fogueira, balões, quadrilha… O mês de junho chegou trazendo saudade dessas comemorações.  Traço marcante da cultura popular brasileira, a festa é a segunda maior do país, ficando atrás apenas do Carnaval. Esse ano, porém, as celebrações precisaram ser adaptadas e reinventadas, afinal, todos aqueles que podem devem ficar em casa.

Durante o mês de junho, levar esta tradição multicultural para o universo on-line foi a forma que o Museu de Cultura Popular da UFJF, que está instalado no Forum da Cultura, encontrou para celebrar com o público as animadas festas juninas.

 

O que já aconteceu?

Iniciando a programação, os perfis do Forum da Cultura nas redes sociais ficaram cheios de receitas de comidas e bebidas típicas deste período. Teve canjiquinha, quentão, pé de moleque, arroz doce e outros pratos que podiam ser feitos em casa para matar a saudade das festas.

Mas como nem só de comidas típicas se faz uma festa junina, a programação também contou com tutoriais de decoração mostrando passo a passo como fazer bandeirinhas, balões de papel e até flores. Curiosidades sobre a história das quadrilhas e dos festejos juninos também fizeram parte do conteúdo divulgado on-line.

 

O que vem por aí?

Foto da peça "Casamento na Roça", da exposição “Festa Junina”, no Museu de Cultura Popular da UFJF, em 2106.

Peça da exposição “Festa Junina”, no Museu de Cultura Popular da UFJF, em 2106: Casamento na Roça. Foto: Equipe Forum da Cultura.

O Arraial do Museu de Cultura Popular acontece até o dia 30 de junho. No Instagram e Facebook do Forum da Cultura, até o dia 21, é possível aprender a marcar quadrilha e ficar por dentro da história e curiosidade de cada passo.

A partir do dia 22, serão realizadas apresentações de peças do museu com temática junina. Seis peças serão expostas ao longo dos dias, além de na quinta-feira ser relembrada a mostra temática de 2016. São obras em cerâmica, gesso e palha, narrando a tradição dos festejos juninos. É possível conferir estatuetas de bandas de pífanos, músicos nordestinos, casais dançando e casamento na roça.

As peças de cerâmica são originárias de Caruaru (PE), Roseira Velha (SP) e Turmalina (MG), retratando a ciranda, a dança da cobra e a dança do pau-de-fitas. A quadrilha é apresentada em uma maquete produzida por acadêmicos da UFJF que participaram do projeto Criação Cenográfica, em 2005.

A montagem foi elaborada a partir do olhar do público, com pesquisas de opinião sobre o que era mais lembrado por todos a respeito dos festejos juninos.  Nela estão presentes diversos personagens de uma festa na roça. Também é possível ver imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro, importantes santos celebrados pelos católicos nesse período, além de fogueiras, comidas, bebidas e danças.

 

Contando com mais de três mil peças, o Museu abriga uma eclética coleção de objetos, em conjuntos nacionais e estrangeiros, com destaque especial para as cerâmicas portuguesa, nordestina e mineira, que figuram ao lado de brinquedos populares, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. As exposições retratam a cultura nacional em seus ofícios, crenças e saberes.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura