Fechar menu lateral

Forum da Cultura encerra programação de 2019 com apresentação de canções eruditas

Alexandre, Tâmara, Michelle e Elmir se apresentarão ao lado da pianista Letícia Villela no Forum da Cultura da UFJF. Foto: Equipe Forum da Cultura.

Alexandre, Tâmara, Michelle e Elmir se apresentarão ao lado da pianista Letícia Villela no Forum da Cultura da UFJF. Foto: Equipe Forum da Cultura.

Encerrando a programação de 2019 do Forum da Cultura da UFJF, o casarão recebe na sexta-feira, 20, às 19h30, no teatro, um concerto de música erudita, com participação especial do Coral da UFJF, prestigiando artistas juiz-foranos e com entrada franca para o público.

A celebração é uma homenagem afetiva ao encerramento do ano do centenário (1919-2019), assim como à diversidade e ao sucesso dos eventos realizados no Forum da Cultura durante o ano de 2019, bem como à conclusão da obra do muro de contenção e à restauração dos vitrais do casarão.

Ao longo do ano foram realizadas várias apresentações de música de câmara na Galeria de Arte, os Concertos de Outono do Forum da Cultura, que atraíram centenas de pessoas para o local nas manhãs de domingo. Projeto que pretendemos repetir em 2020.

Além disso, o espaço recebeu as tradicionais mostras de pintura, fotografia, escultura, entre outras. A programação da casa contou ainda com mostras no Museu de Cultura Popular e apresentações teatrais do Grupo Divulgação.

O evento tem o intuito de aproximar ainda mais população, patrimônio e Universidade, ampliando o leque de atividades do espaço, ou seja, indo além das mostras artísticas e espetáculos teatrais, consolidando-se como um espaço para a divulgação da música produzida pelos artistas locais, a maior parte deles, formada pela UFJF.

Na noite do dia 20 de dezembro, irão se apresentar Michelle Flores (Soprano), Tâmara Lessa (Mezzo-soprano), Alexandre Pereira (Tenor), Elmir Santos (Barítono) e Letícia Villela (pianista), que vão presentear o público com joias da música erudita brasileira e internacional. E com um repertório surpresa por parte do Coral da UFJF.

A apresentação terá cerca de 50 minutos de duração e pretende criar uma experiência única para os presentes. A entrada é franca, sujeita à capacidade do local.

Sobre os artistas

Alexandre Pereira

 Alexandre Pereira iniciou seus estudos musicais no ano 2000, como coralista, e em 2006, como cantor solista. Seus trabalhos mais recentes incluem o concerto de encerramento do XVIII Festival Pró-Musica (julho de 2017), com as obras “Lamento della Ninfa” e “Il ballo delle Ingrate”, ambas de Claudio Monteverdi (direção de Henrique Passini). Em julho de 2018 interpretou o personagem Titiro na Zarzuela “Vendado és amor, no és ciego”, de José de Nebra (direção de Henrique Passini) e em dezembro desse ano interpretou o protagonista Eneas, da ópera “Dido e Eneas”, de Henry Purcell. O cantor também já atuou em projetos de Teatro Musical com o “Grupo Quem Sou Eu” e com o núcleo de dança “Corpus”,  projeto “Operando”, sob regência de Victor Cassemiro, além de importantes projetos de música popular, como o show “Eles e a Marrom”, com Marcus Amaral, e a “Radionovela: Olhar de Paixão”, com Taysa Ferreira. Sempre busca aprimorar seus estudos em técnica e repertório, seja no estilo erudito, seja no popular. Atualmente, cursa o bacharelado em Música na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação da soprano Luane Voigan.

Tâmara Lessa

 Tâmara Lessa,  cantora,  graduanda em musica pela UFJF, trabalha há mais de vinte anos profissionalmente com música nas suas mais diversas formas. Gravou produziu e arranjou vários artistas locais. De 2009 a 2014 como vocalista da banda Mithra, trouxe o Rock clássico em canções autorais e tributos.  Atualmente coordena o projeto Orfeu, para o qual. Escreveu o musical “FINORIUM S/A, que foi apresentado no Auditório do IAD e no Teatro Carlos Magno em julho e agosto . Recentemente, o Projeto Orfeu apresentou a Ópera Dido e Enéas,  Tâmara Lessa interpretou a Rainha Dido, em duas apresentações, uma no Teatro Central e outra no Museu Mariano Procópio.

A pianista Letícia Villela se apresenta nesta sexta-feira, 20, no Forum. Foto: Equipe Forum da Cultura.

A pianista Letícia Villela se apresenta nesta sexta-feira, 20, no Forum. Foto: Equipe Forum da Cultura.

Letícia Villela

 Letícia Villela iniciou seus estudos musicais ao ingressar no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, na classe da professora Maria Amélia Braga, concluindo o curso técnico na classe da professora Marcia Regina Pereira. Foi aprovada para a classe de piano da Bituca, Universidade de Música Popular. Graduou-se em piano nas classes dos professores André Pires e Marcus Medeiros pela UFJF onde, como bolsista, atuou como pianista acompanhadora na classe de canto da professora Taís Bandeira. Atuou, também como pianista acompanhadora, no Coral Vox Gloriae, Coral Pró-Música/UFJF e Coral Cesama, e atualmente rege o Coral da Comunidade Luterana de Juiz de Fora, onde também atua como pianista e organista.

Elmir Santos

Elmir é o primeiro negro formado em canto lírico no curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o curso, o barítono passou a fazer parte do Coral da UFJF, grupo sediado no Forum da Cultura. Estudou violino e chegou a se formar também em piano no conservatório. Mas a paixão de verdade sempre foi o canto. Em 2007, passou a frequentar o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena. Atualmente é vocalista da banda Zé do Black, com repertório voltado para a black music e dá aulas de canto e preparação vocal.

Michelle Flores

É aluna do curso de bacharel em canto lírco na Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) e técnica em violão pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (C.E.M.H.F.A.). Atualmente é professora (particular) de teoria musical e professora de violão na Escola de Artes Estação Palco (JF). Michelle Flores é integrante da Orquestra de violões Haidée França Americano como violonista e cantora, Solista do Coral do C.E.M.H.F.A. e integrante do Coro Municipal de Juiz de Fora. Atua como cantora lírica e popular em casamentos, festas de 15 anos, confraternizações e outros eventos.

Forum da Cultura

Local: Forum da Cultura da UFJF – Rua Santo Antônio, 1112.

Data: 20/12/2019, sexta, 19h30, entrada franca.

 

Mais informações: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com