Fechar menu lateral

“Presépios” em cartaz no Museu de Cultura Popular

Encerrando as atividades do ano de 2019, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF realiza a tradicional mostra “Presépios“.  As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, até o dia 10 de janeiro de 2020. A entrada é gratuita.

Presépio de bolinhas de gude, de autoria de Cícero Campos (Divinópolis/MG). Foto: Equipe Forum da Cultura.

Presépio de bolinhas de gude, de autoria de Cícero Campos (Divinópolis/MG). Foto: Equipe Forum da Cultura.

Celebração do Natal

A mostra reúne obras de artesãos brasileiros e estrangeiros, que através de múltiplas técnicas e materiais, representam o nascimento de Jesus, instigando nos visitantes reflexões sobre fraternidade e amor ao próximo.

 “Presépios” é composta por cerca de 100 obras, confeccionadas em materiais como cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aninhagem, conchas, entre outros. São representações icônicas do momento eternizado em épocas natalinas que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores.

O acervo exposto conta com obras oriundas de países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola.  

Museu de Cultura Popular

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular oferece exposições mensais com estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outras peças de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente neste espaço despertam o interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

Forum da Cultura

Local: Forum da Cultura da UFJF – Rua Santo Antônio, 1112.

Período de visitação: 17/12/19 a 10/01/2020, de segunda a sexta, das 10 às 19h, entrada franca.

 

Mais informações: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com