O Forum da Cultura da UFJF receberá, a partir do próximo dia 15 de outubro, a mostra “Cruzo: Intersecções poéticas plásticas”, dos artistas Augusto Henrique, Bruna Gonçalves, Guilherme Borges e Luíso Camargo, com curadoria de Raizza Prudêncio Aka Zaíra Tarin.
Nessa proposta de exposição inédita, os amigos combinaram suas habilidades numa mostra que reflete temas que os representam, tais como questões LGBT, sobre negros e mulheres.
O evento de abertura, realizado às 20h desta terça-feira, contará com a presença dos artistas e da curadora, explicando seus pontos de vista e como estes relacionaram suas formas de expressão através de um tema comum a todos, como sugere o nome “Cruzo”.
Para Guilherme, expor em locais públicos traz benefícios tanto para os artistas, quanto para o público. “Nossa função de artistas é extremamente importante, visto que ao ocuparmos espaços como Galerias de Arte e Museus, garantimos que os mesmos continuem existindo. Devemos também trazer reflexão para a sociedade, principalmente de assuntos que não são tão discutidos e que nos representam”.
Para Augusto Henrique, a ideia de expor surgiu com a necessidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante sua trajetória acadêmica em um local de fácil acesso público. “Quando tivemos a oportunidade através de edital e não conforme convite, como é praxe discutimos como essa exposição poderia ser montada e ficamos bastante motivados por poder trazer coletivamente algo que precisa ser discutido”.
“Muitas vezes produzimos coisas e acabamos não mostrando os trabalhos, então exercitamos nossa criatividade para pensar nesse desafio das polaridades das exposições, principalmente em trabalhos como este, que misturam linguagens”, complementa.
A mostra apresenta grande variedade de obras, tais como pinturas em madeira, usando técnica mista, registros performáticos, gravura e colagem. A entrada é franca.
Data e horário da abertura: 15/10/2019, 20h
Período de visitação: de 15/10 a 25/10/2019, das 10 às 19h
Local: Forum da Cultura da UFJF – Rua Santo Antônio, 1112
Mais informações: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com