Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia exposição “Lugar de Memória e Arte: rastros de uma escola normal”

Inventário de objetos de memória e áudio. Foto: Acervo artistas.

Inventário de objetos de memória e áudio. Foto: Acervo artistas.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe, entre os dias 3 e 13 de setembro, a mostra “Lugar de Memória e Arte: rastros de uma escola normal”. A exposição foi organizada como forma de aliar educação e arte através de diversas formas de representação.

Visando dar visibilidade a uma oficina sobre Arte e Memória, ministrada no Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) por Ana Beatriz Penna e Vitor Barros, surgiu a ideia de compor uma mostra de caráter artístico, que preza em sua composição por destacar formatos documentais e experimentais.

A mesma foi realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de uma pesquisa que buscou discutir os processos em arte-educação, afetividades, apagamentos, registros, passagens e os rastros deixados.

Foram produzidas sete obras juntamente com os alunos, que investigaram as relações entre memórias individuais, coletivas e memórias no espaço/tempo e receberam auxílio de convidados.

Tornar real um desejo de levar arte a jovens estudantes, gerando valor para suas produções foi o incentivo de Bia Penna, uma das responsáveis pelo projeto, para organizar a exposição. “Desejávamos criar junto com as crianças como coletivo de arte, então nos organizamos em nossos encontros, levamos assuntos relacionados à arte para a discussão e abrimos um canal para troca, importante para que elas contassem as próprias histórias”.

“Somente com esse trabalho pudemos discutir temas como registro, arte, patrimônio, contando com a presença de artistas convidados, o que nos permitiu realizar a inscrição do edital do Forum e alavancar nosso processo de criação”.

Sobre a oficina

O laboratório contou com a participação dos jovens de 6º, 7º e 8º anos da Escola Normal, e a adesão ao projeto foi voluntária, visto que não há disciplina obrigatória de Artes no currículo.

Para os artistas, realizar o projeto dentro de uma escola é uma forma de perceber as formas de vida que existem nela. Um ambiente onde convivem crianças e adolescentes, responsáveis, docentes, funcionários, todos contribuindo no mesmo espaço com as suas próprias histórias e olhares sobre a vida.

Considerando isto, Vitor e Bia buscaram recuperar informações de experiências vividas por cada membro da “Oficina de Arte e Memória” através dos sentidos, humanizando o espaço escolar, pensando sobre a memória enquanto mecanismo de formação de identidades e qual o papel da arte nesse processo. 

Palimpsesto estará exposto no Forum da Cultura entre os dias 3 e 13 de setembro. Foto: Acervo artistas.

Palimpsesto estará exposto no Forum da Cultura entre os dias 3 e 13 de setembro. Foto: Acervo artistas.

Palimpsesto e a educação

“Palimpsesto”, uma das obras presentes na mostra, é um nome de origem grega que quer dizer “aquilo que se raspa para escrever o novo”. Tal conceito foi amplamente adotado em papiros e pergaminhos, nos quais o texto primitivo foi raspado, para dar lugar a outro.

Considerando essa característica, os artistas buscaram relacionar tal conceito com a arte em si, que se reinventa e reaproveita, assim como os imaginários individuais, apresentando várias camadas de memórias que se misturam, porém sem se sobrepor.

Sendo assim, Bia e Vitor propuseram aos alunos que expusessem suas memórias em camadas, utilizando páginas de livros didáticos de artes antigos, sobrepostos com uma camada de primer, que ao mesmo tempo que cobre parcialmente as páginas, permite que a nova camada estabeleça um diálogo com a anterior.

Equipe curatorial: Ana Beatriz Penna, Larissa Brandão, Lucas Soares, Mariana Couto, Paula Lopes, Rayana Bianchetti, Sérgio Izzo e Vitor Barros.

Artistas

Alice Fernandes Baptista Prudêncio

Ana Beatriz Penna

Ana Clara Duque Fernandes

Aneliza Mendonça Batista

Bernardo Alves de Moraes

Danielle Menezes

Elisa Soares Teixeira

Emannuel Arthur de Oliveira e Carvalho

Felipe da Silva Ferreira

Gabriel Corrêa de Oliveira

Hemily de Oliveira Maciel

Isabela Aparecida Micarelo de Carvalho

Isabella Frapiccini

Jonas Ferreira

Layza Tardem Faria

Lucas Soares

Maria Clara de Souza Rocha

Mariana Santos Leandro

Raphael Pereira Magalhães

Rayana Bianchetti

Valentina de Paula Barbosa

Victória Emanuelly da Silva Saldanha

Vitor Barros

Yasmin de Castro Spinelli

Yuri Soares Teixeira

Outras informações: forumdacultura@gmail.com ou 3215-3850