Fechar menu lateral

Encantos do nosso país no Forum da Cultura

"Imaginação" (Juiz de Fora /MG). Foto: Milo Sabião.

“Imaginação” (Juiz de Fora /MG). Foto: Milo Sabião.

Será inaugurada nesta terça-feira, dia 20, na Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF, a mostra “Encantos do nosso país”, do Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza.

Com trabalhos de L. H. Moreira, Renato Miranda, Monica Bara, Rosângela Ribas, Milo Sabião, Semirâmis Marques e A. Marques, a exposição é composta de 32 fotografias.

O grupo já apresentou seus trabalhos em cerca de 60 mostras, nos mais diversos lugares e desde 1999 expõe no Forum.

A proposta é a expansão das visões de regionalidades, localidades, costumes, dentre outros, que são patrimônios de nosso país. Para isso, verifica-se a diversidade de locais fotografados, tais como: Ibitipoca, Paraty, Carrancas, Agulhas Negras, Ilha de Paquetá, Ilha Grande, Luiz Correa, Alter do Chão, Parque Nacional das Sete Cidades, Juiz de Fora, Maceió e Capitólio.

As visitações poderão ser feitas até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h. A entrada é gratuita.

"Tortuosos" (Ibitipoca, Lima Duarte /MG). Foto: L.H. Moreira.

“Tortuosos” (Ibitipoca, Lima Duarte /MG). Foto: L.H. Moreira.

O clube

Os participantes do Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza trazem em suas mostras diversos elementos naturais, pertencentes ao território brasileiro, sempre respeitando as afinidades dos artistas, como por exemplo, naturezas-mortas, paisagens, detalhes, dentre outros.

Formado por um grupo de amigos, que resolveu unir suas paixões por eternizar momentos e locais, captados através de lentes que refletem a sensibilidade dos artistas, as fotografias trazem maravilhas de passeios, paisagens e até delicados recortes.

Desde sua fundação, em 1998, o clube expõe nos mais diversos espaços. Contando com fotógrafos profissionais e amadores, tem o intuito de mostrar a fotografia como forma de arte, esbanjando alegria, técnica e descontração.

Segundo Milo Sabião, um dos integrantes do Clube, o surgimento do grupo veio em decorrência da necessidade de aproximar amantes da fotografia, visando facilitar o acesso a cursos e equipamentos. “Juntamos pessoas que gostam de viver, passear e eternizar momentos, que valorizam a arte de fotografar. Fotografar para nós é sentimento, e não equipamento”.

Milo destaca ainda a importância da oportunidade de expor os trabalhos do grupo no casarão. “Logo após definirmos os temas juntamente com a diretoria todos se animam a participar do edital, com quantidade e qualidade. Ninguém fotografa para guardar, e nós não somos diferentes, queremos eternizar nossos trabalhos nesse espaço de extrema importância histórica e artística para a cidade, que sempre nos acolheu bem”.

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Contato: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com