Fechar menu lateral

Forum da Cultura recebe mostra do fotógrafo italiano Giulio Scaramella

La Primavera. Foto: Giulio Scaramella

La Primavera. Foto: Giulio Scaramella

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe entre os dias 17 e 24 de junho a mostra “Naturezas-mortas Caravaggescas: brincando com a luz do sol”, do fotógrafo italiano Giulio Scaramella. Esta é a primeira exposição do artista fora da Europa e conta com a curadoria de Maria Alice Almeida, juiz-forana radicada na Itália.

A mostra é constituída por 26 fotografias, produzidas entre 2013 e 2018, inspiradas em pinturas de Caravaggio, célebre pintor italiano. Giulio utiliza a luz do sol na composição de seus cenários, tal qual Michelangelo Merisi, o Caravaggio, realizando composições de forma magistral.

Os presentes na abertura da mostra, que acontecerá na próxima segunda-feira, 17/06, às 20h, no Forum da Cultura, poderão conhecer as técnicas de iluminação utilizadas pelo artista, além de conversar com a curadora sobre os trabalhos expostos.

Nessa série, Giulio retrata naturezas-mortas de forma fidedigna às tonalidades, texturas e cores das obras. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

Características da obra Caravaggesca

Giulio trabalhando. Foto: Arquivo pessoal

Giulio trabalhando. Foto: Arquivo pessoal

Motivos escuros com iluminação dramática obtida por foco de luz vindo de uma única fonte, geralmente não exibido na cena, caracterizavam as pinturas de Ugo da Carpi (1455 – 1523), Giovanni Baglione (1566 – 1644) e, principalmente, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573 – 1610), que dá origem ao espírito do barroco italiano, conhecido como Tenebrismo, onde os princípios do chiaroscuro são levados ao extremo. A paixão de Giulio Scaramella pela obra de Caravaggio o levou a desenvolver o estilo “brincar com a luz do sol”.

Michelangelo Merisi, o mais revolucionário artista barroco, usava uma janela, construída em sua casa na capital italiana, para ter a luz do sol incidindo sobre seus modelos e, assim, pintar com o fundo base totalmente preto.

Fazer fotos reproduzindo essa técnica não é uma tarefa simples, porque se pode usar apenas alguns meses do ano e algumas horas do dia para que o efeito seja aquele esperado e desejado pelo autor.

Sobre Giulio

Nascido em Roma no dia 13 de outubro de 1948, desde cedo registrou imagens como autodidata. Apaixonado pela fotografia e por máquinas fotográficas, mantém em casa um pequeno museu com modelos raros. Tendo recebido alguns prêmios, nas mostras em que participou, possui um livro de fotografias no prelo, com o nome de “La Storia Fotografica Di San Cesareo. De 1900 ao 2019.” San Cesareo, região metropolitana de Roma, é o lugar onde Scaramella escolheu para viver. Giulio também é presepista, tendo sido premiado em 1999 e 2000, no concurso de presépios da região de San Cesareo.

Contato

Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

(32) 3215-3850 ou forumdacultura@ufjf.com.br