Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia exposição “Indivíduos Variantes”

O Forum da Cultura da UFJF recebe em sua Galeria de Arte, entre os dias 28 de maio e 7 de junho, a mostra “Indivíduos Variantes”. A exposição é constituída de 10 fotografias e 3 fotomontagens cheias de brincadeiras e subversões de materiais e formas.

Valendo-se de técnicas que remetem ao surrealismo, Igor Palmerim traz personas incógnitas, que contam histórias e devem ser dotadas de narrativas, permitindo assim, uma interpretação variada, de acordo com a inferição do público.

Igor utiliza a fotografia digital como técnica, agregando alguns elementos a esta, tais como o uso de lentes de câmeras analógicas. Além disso, o fator chave em suas obras é o pequeno volume de edições, evitando que ocorra uma “modificação na essência” do que está sendo retratado.

“Eu busco uma ideia de conflito interno, de indivíduos que não têm uma face em si, mostram-se com outra forma, adaptando o surrealismo. São faces que variam, com dicas de quem este é, mas que na próxima foto se modificará, transparecendo o conflito interno”, destaca.

Essa é a primeira exposição do artista, que contou com a curadoria de Clara Downey. “O diálogo como curadora é tentar entender o enigma da composição e processo das obras”. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

Indivíduos Variantes de Igor Palmerim fica exposta no Forum da Cultura até o dia 7 de junho. Foto: Divulgação

Indivíduos Variantes, de Igor Palmerim, fica exposta no Forum da Cultura até o dia 7 de junho. Foto: Igor Palmerim

Igor Palmerim é natural de Niterói e reside em Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com a arte veio por meio do skate, esporte que pratica até hoje, uma vez que sempre buscou o lado artístico presente nos espaços abertos ao público para a prática do esporte. Em 2011, cursou Design Gráfico no Centro Universitário Estácio, em Juiz de Fora, e ampliou seu contato com o meio artístico. Autodidata, faz estudos sobre fotografia, iluminação, cenografia, trazendo o hobbie de fotografar como forma de representação e trabalho.

“Eu me sinto mais confiante para continuar meus trabalhos agora com essa exposição, porque era uma coisa que nunca havia feito profissionalmente. Agora já tenho um pensamento mais concreto, voltado para o planejamento de exposições de fotografia, ampliando minha atuação para mais trabalhos na área e até com curta-metragem. ”

Clara Downey é bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e atualmente cursa o Bacharelado em Artes Visuais da mesma instituição. Trabalha no setor educativo do Museu de Artes Modernas Murilo Mendes (MAMM).

Desenvolve pesquisa na área de recepção de público e tem experiência como artista, com destaque para as exposições: “Roosevelt, por seus alunos”, realizada em 2015, na “Casa Vinteum Espaço Experimental” e “Mostra Embate ao Fascismo – 80 anos de Guernica”, no Espaço Reitoria da UFJF, em 2017.

“Essa é minha primeira vez como curadora. Já tinha montado um projeto antes, mas essa é minha primeira curadoria efetiva. Foi um processo engraçado, pois eu me baseei no meu processo de artista, porém expondo numa obra de outra pessoa. A montagem contou com meu diálogo, negociado com o do artista, que também trouxe as suas ideias. A proposta era não interferir tanto, por ser uma exposição de estreia, buscando uma reverberação do público compatível com nossa proposta.”